Em Nova York, Aníbal representa Senado em reunião da ONU

Em Nova York, Aníbal representa Senado em reunião da ONU
 

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) está em Nova York, Estado Unidos, representando a Comissão de Direitos Humanos do Senado na 47ª Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciada na última segunda-feira (7) e que se extende até o próximo dia 12 de abril.

Já no final da tarde de domingo, Aníbal participou de importante reunião na sede da Missão do Brasil nas Nações Unidas, quando foram analisadas as propostas que o País defenderá na ONU. Entre os participantes, a ministra da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci,  e pelo secretário da Missão Brasileira na ONU, embaixador Antonio Patriota.

No debate na ONU, Aníbal explica que o Brasil apresentará posições sintonizadas com o Consenso de Montevidéu — articulação que reúne 38 países em torno de temas relativos à questão populacional e de desenvolvimento. A  integração plena da população e sua dinâmica no desenvolvimento sustentável,a construção da igualdade e do respeito aos direitos humanos; direitos, necessidades, responsabilidades e demandas de crianças, adolescentes e jovens; acesso universal aos serviços de saúde sexual e saúde reprodutiva; igualdade de gênero; envelhecimento, proteção social e desafio socioeconômico são algumas das questões a serem discutidas no encontro.

Também está incluso o tema: migração internacional e proteção dos direitos humanos de todas as pessoas migrantes. Assunto que, para o senador Aníbal, está muito em voga, particularmente para o Acre, porque existem pelos menos 2,5 mil haitianos alojados no município de Brasiléia. “É um assunto que está causando um tremendo transtorno, porque ainda que o governo Federal tenha se prontificado a dar alguma ajuda, o problema recai sempre, quase exclusivamente, nas costas do governo do Estado”, comentou.

Ainda estão em debate, nesta semana, na Organização das Nações Unidas, na 47ª Comissão de População e Desenvolvimento, em Nova Iorque , os seguintes temas: desigualdade territorial, mobilidade espacial e vulnerabilidade; povos indígenas; interculturalidade e direitos; afrodescendentes; direitos e combate ao racismo e à discriminação racial; e marcos para implementação da futura agenda regional em população e desenvolvimento.

Assessoria do senador Aníbal Diniz

To top