Em Santos, Marta pede mais espaço para as mulheres

Em Santos, Marta pede mais espaço para as mulheres

A senadora Marta Suplicy (PT) defendeu nesta sexta-feira mais espaço na política para a mulher brasileira. Ela esteve em Santos, na manhã desta sexta-feira, e participou do encontro ‘Mais Mulheres: uma responsabilidade de toda a sociedade’. O evento aconteceu no auditório da OAB.

A senadora levantou propostas para que o sexo feminino tenha mais espaço, como os partidos adotarem a lista fechada de candidatos ao Legislativo, intercalando homem e mulher.

Segundo ela, a medida já foi adotada, por exemplo, na Argentina e na Costa Rica, localidades onde o Parlamento chegou a ter 35% de participação feminina.

No Brasil, há 15 anos, esse índice não ultrapassa a casa dos 10%. “Isso não significa uma estagnação, mas um retrocesso. Precisamos nos empenhar muito e a presidente Dilma Rousseff (PT) está nesse caminho”, ressaltou.

Ela explicou ainda que todas as propostas com o objetivo de garantir direitos e melhorar a vida das mulheres são elaboradas por parlamentares do mesmo sexo. “Não somos melhores nem piores que os homens, somos diferentes”.

Marta defendeu a igualdade entre homens e mulheres nos espaços dos poderes público e privado, como 50% das chapas partidárias serem compostas por uma bancada feminina. Ela também considera a igualdade essencial para o desenvolvimento do País.

“Se não houvesse discriminação no mercado de trabalho, a produtividade subiria até 25%”, afirma, baseada em dados do relatório Igualdade de Gênero e Desenvolvimento, lançado pelo Banco Mundial (Bird) no Congresso Nacional.

Ainda sobre a discriminação, a senadora lamentou o fato de muitas mulheres não se candidatarem por não terem o apoio dos partidos.

A Tribuna de Santos

To top