Enem, ProUni, Sisu e Fies facilitam acesso ao ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mobiliza mais de cinco milhões de estudantes em todo o País e, a partir do desempenho no exame, a entrada no ensino superior é direta. O resultado do Enem é pré-requisito para solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e para concorrer a vagas do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Na última edição, foram 59 universidades federais que usaram, em alguma etapa do processo de seleção, ou como parte da nota, a pontuação no Enem. As notas do exame também foram usadas como única forma de seleção por 48 instituições federais de ensino superior, que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Portais disponibilizam conteúdos para pesquisa

Professores da educação infantil ao ensino superior contam com um espaço na internet para troca de experiências. O Portal do Professor ) disponibiliza gratuitamente mais de 16 mil conteúdos digitais, endereços virtuais de bibliotecas e museus de todo o mundo, revistas pedagógicas, vídeos, recursos em PDF, áudio e similares de laboratórios virtuais de química e física. Cerca de um milhão de visitantes de 190 países acessam mensalmente a página.

O portal Domínio Público também propõe o compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos, de forma gratuita, uma biblioteca virtual. O principal objetivo é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (também na forma de textos, sons, imagens e vídeos) já em domínio público ou que tenham a divulgação devidamente autorizada.

Em Questão 

To top