Estou convencida de que adotamos o caminho correto para enfrentar a crise

Ao participar da cerimônia de encerramento do Fórum Empresarial Brasil – União Europeia, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a solidez da economia brasileira. Segundo ela, os empresários europeus encontram no Brasil um país renovado e confiante, que superou décadas de instabilidade e de políticas equivocadas que conduziram o país à estagnação econômica. O governo brasileiro, afirmou a presidenta, fez da inclusão social o ingrediente central do crescimento e provou que o equilíbrio fiscal não é incompatível com a geração de emprego.

“Prestes a completar meu primeiro ano de governo, estou convencida de que continuamos adotando o caminho correto para enfrentar os desafios impostos pela crise financeira internacional. Atravessamos a crise de 2008/2009, porque nos apoiamos no robusto mercado interno brasileiro em crescimento e em expansão”, disse a presidenta Dilma para uma plateia de empresários europeus em Bruxelas.

A presidenta ressaltou ainda que a crise internacional exige dos organismos multilaterais uma ação macroeconômica coordenada.

“Estabelecer um marco regulatório efetivo que impeça os mercados financeiros de continuarem a ser uma fonte inesgotável de instabilidade é um requerimento que nossos governos não podem deixar de enfrentar. Garantir uma perspectiva para sair da crise internacional que combine crescimento econômico, geração de emprego e garantia de direitos com a estabilidade macroeconômica e rigidez fiscal, nós consideramos essencial.”

A presidenta Dilma também defendeu o fortalecimento da parceria econômica e comercial com a União Europeia por meio dos planos de investimentos em infraestrutura, inclusive aqueles voltados para realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.

Fonte: Blog do Planalto

To top