Estudantes terão quatro novas universidades federais no Norte e Nordeste

Agora, o Brasil conta com 63 universidades, vinte a mais que em 2003

É um aumento de 150 por cento nas vagas
de ensino superior

Os estudantes brasileiros terão mais quatro opções de universidades federais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, elas passam a integrar um universo de 63 instituições públicas federais,  vinte a mais do que o que havia há dez anos. “É um aumento de 150 por cento nas vagas de ensino superior”, lembrou o ministro.

As leis que criam quatro universidades federais nas regiões Norte e Nordeste estão publicadas na edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial da União (DOU). São duas universidades na Bahia, uma no Pará e uma no Ceará que juntas vão oferecer 145 cursos e 38,3 mil vagas para estudantes até 2018. Com as quatro instituições, o número de universidades federais no país chegará a 63.

Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), os projetos de Lei que criaram as federais da Bahia tramitaram em regime de urgência no Congresso Nacional. “Fizemos uma boa articulação para a aprovação dos projetos com urgência para a viabilidade dos cursos já em 2014, ofertando para a população do interior da Bahia novas alternativas de educação superior”, destacou.

Pinheiro foi relator, no Senado, dos projetos que criaram as federais baianas. Ele destacou ainda a expressiva expansão das federais, como um caminho para reverter as desigualdades dos cidadãos: “É com a educação que vamos reverter as desigualdades no País”, disse.

Durante a solenidade o ministro destacou a importância da celeridade com que os parlamentares trabalharam para a aprovação das novas universidades na Câmara e no Senado. O governador da Bahia, Jaques Wagner, também participou da solenidade.

Na Bahia foram criadas a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA), com sede em Itabuna, e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com sede em Barreiras. As demais são a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), sediada em Marabá e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) com sede em Juazeiro do Norte (CE).

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta-feira (05), a lei que cria as Universidades em cerimônia no Palácio do Planalto. Elas são parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni).

Com informações do Ministério da Educação e da Agência Brasil

To top