EUA tentam explicar denúncias de violação da privacidade brasileira

Vice-presidente americano ligou para Dilma na sexta-feira.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou na noite desta sexta-feira (19) para a presidenta Dilma Rousseff, para dar explicações acerca das denúncias de violação da privacidade brasileira. Durante a conversa, a presidenta Dilma aceitou a proposta apresentada pelo governo dos Estados Unidos, para que o Brasil envie a Washington, nos próximos dias, uma comissão de técnicos e autoridades do país, a fim de receber explicações detalhadas, no âmbito técnico e político, acerca das denúncias.

Durante a ligação, que durou cerca de 25 minutos, Biden deu explicações gerais e reiterou a proposta apresentada pelo embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, sobre o envio da delegação brasileira aos EUA. Biden também lamentou muito a repercussão negativa desses fatos na sociedade brasileira.

A presidenta Dilma expressou ao vice-presidente americano sua grande preocupação com a violação da privacidade de cidadãos e de instituições de Estado brasileiros. E disse que espera esclarecimentos à sociedade, como um todo, porque ela também foi atingida, além do governo. A presidenta acrescentou que espera também que haja uma mudança de políticas, para que práticas como essas sejam alteradas e que não haja risco de violação da privacidade e da soberania brasileiras no futuro.

A presidenta também confirmou sua viagem aos Estados Unidos em 23 de outubro próximo e disse esperar que, até lá, o episódio esteja superado.

Os integrantes e a data de envio da comissão serão definidos posteriormente.

Com informações do Blog do Planalto

Leia mais:

Governo investiga se dados militares foram atingidos por espionagem
 

Patriota: Brasil quer regulamentar na ONU proteção à privacidade


Espionagem americana revela urgência de aprovação do Marco Civil da Internet

To top