Fátima elogia postura cívica de petroleiros que saem em defesa da Petrobras

Fátima elogia postura cívica de petroleiros que saem em defesa da Petrobras

Fátima: preservar essa empresa é fundamental para um projeto de desenvolvimento nacional com distribuição de renda, geração de emprego, inclusão socialA senadora Fátima Bezerra (PT-RN) elogiou, nesta terça-feira (14), em plenário, ato conduzido pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), em frente ao Congresso Nacional, e que teve como mote à luta em defesa da democracia e a luta contra a tentativa de ruptura democrática em curso no nosso País, através de um golpe travestido de pedido de impeachment.

Além disso, os participantes do ato também se manifestaram em defesa da Petrobras e do petróleo da camada pré-sal, que vem sofrendo ataques do governo provisório de Michel Temer.

Nesse sentido, os petroleiros chamam atenção para a defesa das leis que destinam recursos da exploração do petróleo para o Fundo Social e dos royalties de petróleo para a educação.

“Leis essas que estão ameaçadas de serem revogadas através de projetos de lei de autoria do então senador José Serra, hoje chanceler, ministro das Relações Exteriores”, disse a senadora que também mencionou projeto de lei do então deputado federal Mendonça Filho, atual ministro da Educação.

“Nós queremos dizer o quanto é importante, para o desenvolvimento do nosso País, a preservação dessas legislações. A preservação da lei que generosamente assegura que 75% dos royalties do petróleo devam ir para a educação, como também assegura que 50% do Fundo Social do pré-sal deva ir para a educação, bem como para outras áreas como cultura, ciência, tecnologia, meio ambiente”, explicou.

A senadora elogiou a postura cívica dos petroleiros que, segundo ela, não desistem de lutar em defesa da Petrobras.

Segundo Fátima, é lamentável ouvir do atual presidente da Petrobras, Pedro Parente, ex-ministro da gestão FHC, que a legislação do pré-sal é prejudicial para a Petrobras e para o Brasil.

“Uma coisa são os malfeitos na Petrobras que estão sendo duramente investigados pela Operação Lava Jato. Outra coisa é preservar essa empresa, que é, fundamental para um projeto de desenvolvimento nacional com distribuição de renda, geração de emprego, inclusão social. E inclusão social, se faz sobretudo com investimento forte na educação”, concluiu.

Leia mais:

Gleisi rebate senador ligado a Temer que elogia os cortes dos direitos sociais

Fátima alerta para risco de retrocesso grave em relação a direitos das minorias

To top