Sucesso

Feira do MST atrai 170 mil pessoas na capital paulista

Foram comercializadas 280 toneladas de alimentos em quatro dias da 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária
Feira do MST atrai 170 mil pessoas na capital paulista

Foto: Rica Retamal

Nos últimos quatro dias, 170 mil pessoas passaram pela 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo (SP), que se encerrou neste domingo (7). De acordo com a estimativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), organizador do evento, a feira este ano superou o sucesso de 2015, quando 150 mil visitantes passaram pela primeira edição da atividade.

Antonia Ivoneide Melo Silva, dirigente nacional e integrante do setor de produção do MST, considera que o movimento conseguiu visibilidade mesmo com a pouca divulgação em grandes veículos de imprensa. “Na feira passada, teve muita gente e teve informação da imprensa. Este ano, houve mais gente do que no outro, e a grande imprensa não falou da gente — quando falou, foi para criticar. E o povo mesmo assim está aqui”, comentou.

Segundo ela, além de desconstruir a imagem que a imprensa faz do movimento, a Feira conseguiu comunicar para sociedade que a luta pela reforma agrária está intrinsecamente ligada à produção da alimentação saudável. “O movimento que está aqui é o mesmo que luta pela terra porque as coisas não se separam. Sem a posse da terra, nós não teremos produção saudável. A luta pela terra tem que casar com a luta pela produção e mudança do modelo agrícola”, afirmou a dirigente. Segundo Ivoneide, o evento é a materialização da ideia da reforma agrária popular e também do diálogo das pautas do movimento com a população.

Apoio do público

A artista plástica Caroline Harari, 58 anos, teve o primeiro contato direto com o MST neste domingo (7). Para ela, a feira desmistificou a ideia de que os militantes do movimento são “um bando de arruaceiros que entra nas propriedades quebrando tudo”.

“Muitas vezes eu via, através da imprensa, o MST como uma entidade muito distante. Mas hoje, quando cheguei aqui, eu vi que são pessoas normais, gente simples que está lutando por um pedaço de terra e pelo direito de viver”, disse Caroline.

Caroline contou que, na feira, encontrou “tudo o que o ser humano pode produzir”, desde os produtos in natura aos mais elaborados, como geleias e artesanatos. Produtos inusitados, como a cerveja artesanal “Fora, Temer”, chamaram a atenção do público. Ainda segundo o MST, foram comercializadas 280 toneladas de alimentos.

Mesmo trabalhando há 30 anos com tratamentos de saúde por meio da aplicação de produtos e técnicas naturais, Suzane Barreto não conhecia o trabalho exercido pelo o MST na área. “Os sem-terra eu até gostaria de conhecer mais, se você quiser enviar algo para mim por e-mail, eu tenho interesse porque eu vejo falarem duas coisas, bem e mal… Mas não tenho nenhuma opinião formada”, disse Suzane. Só de castanha, ela levou dois quilos. Além disso, a naturopata comprou baru, sucupira e jenipapo.

Íntegra: https://www.brasildefato.com.br/2017/05/07/feira-do-mst-atrai-170-mil-pessoas-na-capital-paulista/

To top