Fernando Henrique perdeu boa oportunidade de ficar calado, diz Fátima

Fernando Henrique perdeu boa oportunidade de ficar calado, diz Fátima

Fátima ironizou críticas de FHC à presidenta Dilma e destacou editorial do NY TimesA senadora Fátima Bezerra irritou-se com a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, na última segunda-feira (17), recomendou a renúncia da presidenta Dilma Rousseff. “Ele perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. Com que autoridade ele diz isso?”, disparou a senadora lembrando, entre outros “deslizes”, a grave crise de popularidade que atingiu o governo tucano no segundo mandato. “Não adianta insistirem num terceiro turno”, disse.

Fátima aproveitou seu pronunciamento em plenário, nessa terça-feira (18) para destacar o editorial do New York Times, que, segundo avaliou, “faz uma análise muito consciente da situação política brasileira”. Ela enfatizou o distanciamento do jornal para tratar da situação brasileira, especialmente porque o Times sempre adotou uma postura crítica ao governo Dilma, disse.

“Nesse momento, mais do que nunca, é preciso ter clareza, é preciso ter responsabilidade, é preciso ter sensatez. Não podemos, de maneira nenhuma, agir de maneira atropelada, como querem alguns”, afirmou, citando as declarações do ministro Edinho Silva, da Comunicação, que, após as manifestações do último domingo, disse que é preciso quebrar o clima de pessimismo e intolerância que defendem alguns.

“ Já é condenável, sem que haja qualquer motivo sólido para isso, como destaca o editorial do jornal americano, que se cogite o impedimento da Presidenta Dilma ou a sua renúncia. Dilma foi eleita pelo voto popular, e isso não faz nem um ano! Nosso regime pressupõe o respeito à vontade da maioria, que foi manifestada em outubro do ano passado. Defender o mandato presidencial, nesse momento, é defender a democracia e as instituições brasileiras”, sustentou.

A senadora encerrou seu pronunciamento enfatizando que democracia se faz “com o povo, pelo povo e para o povo e o momento das eleições é um momento sagrado, quando o povo expressa seu desejo”.

Leia mais:

“The New York Times” defende legalidade do mandato de Dilma e a democracia brasileira

 

Para Humberto, oposição deve combater governo dentro da legalidade

 

 

To top