Fim de semana reúne juventude em Pernambuco

Neste fim de semana, dias 29 e 30 de outubro, a juventude petista pernambucana dará um importante passo para a legitimação e consolidação do segmento por meio do II Congresso Estadual da Juventude do PT. O evento será realizado na sede do Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Pernambuco (Sindsep) e congregará cerca de 400 jovens delegados(as) eleitos(as) em mais de 40 municípios do estado.

A mesa de abertura, que acontecerá no sábado (29), às 14h, será coordenada pelo presidente do Partido dos Trabalhadores no estado, deputado federal Pedro Eugênio. Além do parlamentar, também devem comparecer ao encontro o senador do partido, Humberto Costa, e o prefeito do Recife, João da Costa, entre vereadores, deputados federais e estaduais e lideranças políticas.
Durante o sábado, haverá a aprovação do regimento, grupos de discussão e uma plenária geral que garantirá espaço para que os jovens possam se posicionar em relação ao processo de construção de ações da juventude no estado. O domingo, (30), será reservado às apresentações dos grupos de trabalho e das teses para a etapa nacional. O encerramento se dará com as eleições dos 14 representantes do coletivo da juventude, do secretario estadual e dos delegados que irão representar Pernambuco no congresso Nacional da JPT, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de novembro, em Brasília.

“Esse congresso é uma oportunidade de retomarmos as discussões relativas à juventude de uma forma mais organizada, visando à inserção dos nossos jovens petistas na nova perspectiva política. O novo coletivo, que estará à frente da secretaria da juventude, já nascerá com a tarefa de organizar a militância jovem para os novos embates políticos e ideológicos que estão por vir”, acentua o secretário de Movimentos Populares do PT estadual, Igor Prazeres.
Militante do PT desde 2002, o analista de redes sociais Marcos Paulo, vê no congresso uma oportunidade para colocar a juventude petista do estado em lugar de destaque em âmbito nacional. “Esse congresso chega num momento muito bom para a juventude do PT de Pernambuco, pois será um espaço para reorganização e para atrair mais jovens identificados com o nosso projeto. Além disso, também vai servir para reafirmar que a Juventude do PT está disposta a contribuir com a construção das políticas públicas que estão sendo implementadas pelo governo Dilma”, comenta.

A sede do Sindsep está situado à rua João Fernandes Vieira, nº 67, Santo Amaro. O credenciamento será iniciado às 9h do sábado. No encerramento, às 19h, a militância realizará uma confraternização, com atividades culturais, no QG do estudante, que fica na rua Afonso Pena, 45, próximo a Universidade Católica de Pernambuco. O evento será gratuito e aberto ao público. Mais informações no site do Partido dos Trabalhadores www.ptpe.org.br ou pelo telefone 3038.1007.

Juventude unida
A unidade é a palavra regente do Congresso Estadual, que terá um papel fundamental para a formatação de um plano de ação estratégico que ajudará a direcionar a atuação da juventude em Pernambuco. Uma escolha consensual envolvendo todas as forças políticas do partido deverá consumar o nome do novo representante da classe no estado.

Programação completa do II Congresso Estadual da Juventude

SÁBADO, dia 29/10/11

08h30 – Aprovação do Regimento

09h00 – Abertura do credenciamento

09h00 – Mesa de abertura ? mesa alternativa

10h00 – Grupos de discussão

12h00 – Almoço

14h00 – Cerimônia de abertura e Plenária;

19h00 – Programação cultural ? forró pé de serra e DJ; (no QG do estudante, Rua Afonso Pena, 45)

DOMINGO, dia 30/10/11

09h00 – Reabertura do credenciamento e apresentação de grupos de trabalho em plenária;

10h30 – Apresentação de teses nacionais;

12h00 – Almoço e encerramento do credenciamento;

13h30 – Apresentação da tese do congresso estadual;

14h30 – Eleição

Fonte: PT Pernambuco.

To top