Folha volta a distorcer declaração de Lula e tenta resolver com “Erramos”

Folha volta a distorcer declaração de Lula e tenta resolver com “Erramos”

Lula: estamos passando por uma certa dificuldade, ou seja, nós passamos a comer carne quase todo dia, agora eu vou ficar um dia sem comer carneA Folha de S.Paulo tem o costume de distorcer e até inventar falas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quinta (10), fez isso mais uma vez, ao repercutir a entrevista que Lula deu ao jornal espanhol El País. 

Agindo de má-fé, atribuiu ao ex-presidente uma fala que não existiu. Em nenhum momento, Lula afirmou que os pobres terão de deixar de comer carne para comer somente arroz durante a crise. A Folha distorceu um trecho da versão que leu (mal) em espanhol. Para deixar mais clara sua má-fé, o jornal escolheu a distorção como manchete de uma matéria que apenas toca superficialmente nos temas discutidos durante a conversa e deu a ela destaque na home do UOL.

No site em português do El País, a Folha poderia ter encontrado a transcrição do que foi dito, sem precisar recorrer à tradução criativa:

“São 12 anos em que houve o maior processo de mobilidade social da história de 500 anos desse país, em que nós dobramos o número de jovens nas universidades, e que o salário aumentou quase 74% em termos reais e foram 12 anos em que, foi um momento mais extraordinário de participação da sociedade na discussão das políticas públicas do governo. Você poderia perguntar para mim eles vão perder? Eu acho que não. Estamos passando por uma certa dificuldade, ou seja, nós passamos a comer carne quase todo dia, agora eu vou ficar um dia sem comer carne.”

A irresponsabilidade da Folha de S.Paulo não é nenhuma novidade, mas não deixa de ser lamentável.

A entrevista sem traduções criativas está no site do El País Brasil, em A Folha de S.Paulo reconheceu que errou e publicou uma ressalva ao final do texto, além de ter mudado o título da matéria. Mas insistiu no erro de usar a matéria em espanhol como fonte e repetir o erro de citar incorretamente a fala do ex-presidente: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1717165-pobres-terao-que-comer-arroz-sem-carne-durante-crise-diz-lula.shtml

Fonte: Instituto Lula

To top