Frente discutirá preservação de recursos e desenvolvimento da Amazônia Legal

Frente discutirá preservação de recursos e desenvolvimento da Amazônia Legal

Paulo Rocha: região da Amazônia Legal ainda está aquém das outras em relação ao desenvolvimentoCom o apoio de parlamentares petistas, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) aprovou nesta quarta-feira (30) um requerimento que institui, na Casa, a Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal.

“O objetivo [da Frente] é o debate sobre as diferenças regionais. A Amazônia é uma região rica em toda a sua inteireza, seja do subsolo, da floresta ou da água. No entanto, é uma região que ainda está aquém das outras em relação ao desenvolvimento”, disse o relator da proposta, senador Paulo Rocha (PT-PA), ao justificar a necessidade da iniciativa.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso, além de parte do Maranhão. A região abriga um dos ecossistemas mais ricos do planeta, com significativo potencial ainda não explorado, como minérios, terras agricultáveis e recursos hídricos com alto potencial energético.

Apesar dos aspectos positivos, a região tem sido afetada com o aumento das taxas de desmatamento e a perda de sua biodiversidade. Segundo Paulo Rocha, há urgência no debate sobre a conservação e o uso dos recursos naturais, além da necessidade de discutir e repensar as políticas de desenvolvimento local.

O projeto que institui a Frente é de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O parecer da matéria acrescentou ainda uma emenda substitutiva elaborada pelo senador Donizeti Nogueira (PT-TO). Donizeti sugeriu, como regra, que a Frente seja formada, no mínimo, por metade dos senadores dos estados que compõe a região.

Leia mais:

Governo reforça combate ao desmatamento na Amazônia

 

 

To top