Impedir destruição

Frente em Defesa da Indústria Naval será lançada na Câmara, nesta terça-feira

A iniciativa tem como objetivo exigir do governo Temer medidas que recuperem os polos navais e lutar pela manutenção e proteção dos empregos
Frente em Defesa da Indústria Naval será lançada na Câmara, nesta terça-feira

Foto: Divulgação

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) lança, nesta terça-feira (4), a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira. A iniciativa tem como objetivo acompanhar as demandas do setor, exigir do governo Temer medidas que recuperem os polos navais e lutar pela manutenção e proteção dos empregos, investimentos e a política de conteúdo local.

A forte retomada dos investimentos das indústrias naval, Offshore e de navipeças a partir dos anos 2000, trouxeram impactos importantes sobre a economia brasileira: forte geração de emprego e renda; desenvolvimento de uma rede de fornecedores nacionais de insumos, peças e componentes; oportunidades para a expansão de processo de inovação e de novas tecnologias em produtos e processos; desenvolvimento e expansão do segmento de produção de plataformas de exploração e produção de petróleo e de gás Offshore.

Os empregos no setor cresceram, avassaladoramente, de 1900 no início dos anos 2000, para casa de 80 mil empregos até 2015. Mas a atual crise política e econômica está causando um recuo nos investimentos no setor e, com isso, demissões em massa. Fontana reafirma seu compromisso com as mobilizações pelo fortalecimento da indústria naval, em especial com a luta para retomar o vigor do polo naval na região Sul do Rio Grande do Sul.

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira será realizado nesta terça-feira (4), às 17h30, no plenário 7, Câmara dos Deputados

 

To top