Basta de retrocesso

Gleisi e Lula condenam política de desmonte de Temer

Em evento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ex-presidente e a presidenta do PT convocaram a população para a Greve Geral do dia 30 de junho
Gleisi e Lula condenam política de desmonte de Temer

Foto: Felipe Araújo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, participaram, neste domingo (18), do ato de posse de Wagner Santana como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O ato político foi marcado por críticas às reformas promovidas pelogoverno golpista de Michel Temer, como a previdenciária e a trabalhista.

Em seu discurso, Lula falou sobre a importância de buscar a retomada do crescimento do país a partir de investimentos e não de reformas que sacrifiquem o trabalhador brasileiro.

“Querem jogar a crise do país em cima dos trabalhadores e dos aposentados. Mas nós temos que dizer a eles: ‘não tem que tirar direito de trabalhador e aposentado’. Temos que fazer a economia crescer, gerar emprego, aumentar salários. Aí, a Previdência então vai dar conta”, disse o ex-presidente.

Lula recordou a importância histórica do Sindicato dos Metalúrgicos e de sua luta pela democracia no Brasil. “O país que estão oferecendo a você, Wagner (novo presidente do Sindicato), é um país que vai exigir de você muitas noites acordados. E um metalúrgico não pode fechar os olhos enquanto a gente não reconquistar o direito de andar de cabeça erguida neste país, enquanto não reconquistarmos a cidadania que já tivemos”, afirmou o ex-presidente da República.

Em seu discurso, a presidenta do PT também lembrou a importância do Sindicato dos Metalúrgicos, que esteve à frente das principais crises do país. E convocou as pessoas a aderirem a Greve Geral do dia 30 de junho. “Foram vocês que ajudaram a sustentar a última greve geral e o Ocupa Brasília. Tenho certeza que vocês também estarão na Greve Geral do dia 30. Vamos parar esse Brasil contra as reformas de Temer”, declarou.

Para Gleisi, o país precisa de “desenvolvimento, crescimento econômico e emprego”. “Estou no Senado e na presidência do PT e estaremos lado a lado nessa luta contra o sistema”.

Ela lembrou que o Sindicato foi o berço político de Lula. “Vocês podem se orgulhar de ter dado a maior liderança que esse país já teve: nosso presidente Lula”.

Greve geral

Rafael Marques, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, também fez uma convocação para a Greve Geral e falou sobre as expectativas de Wagnão à frente do SMABC. “O dia 30 será a maior Greve Geral que o País já teve em sua história, tenho certeza disso. Eu sou da geração que lutou nos anos 90 contra a desconstrução da indústria nacional, e o Wagnão, que também é da minha geração, vai assumir agora com os mesmos desafios pela frente”

Wagner Santana, que assume o sindicato, fez um discurso emocionado ao lado da família, quando lembrou a importância da luta sindical na atual conjuntura para garantir o futuro das próximas gerações. “Nossa luta não é só por nós, pela nossa categoria, é por todos os trabalhadores. Eu tenho certeza que essa categoria não abrirá mão dos direitos garantidos em lei:, disse.

“Que país é esse onde se propõe uma volta quase à escravidão, onde se quer permitir que o trabalhador rural possa ser remunerado não com salário, mas com casa e comida? Minha luta hoje é pelo direito dos outros, dos meus filhos, assim como meu pai lutou pelos meus direitos e meus filhos hão de lutar pelos direitos dos meus netos”, completou.

https://soundcloud.com/institutolula/discurso-de-lula-na-posse-da-nova-direcao-do-sindicato-dos-metalurgicos-do-abc

To top