PT NO SENADO

Gleisi Hoffmann é a nova líder da Bancada Petista. Humberto assume a Liderança da Oposição

Gleisi Hoffmann é a nova líder da Bancada Petista. Humberto assume a Liderança da Oposição

Fotos: Alessandro Dantas

Gleisi Hoffmann (PR) é a nova líder da bancada do PT no Senado. Ela foi escolhida nesta quarta-feira (8) pelo conjunto de senadores petistas para substituir Humberto Costa (PE) na função. Humberto, que exerceu a liderança da Bancada por três anos consecutivos, passa agora a Líder da Oposição no Senado.

Gleisi agradeceu à confiança dos colegas petistas, que lhe delegaram a tarefa de liderar a terceira maior bancada do Senado, um coletivo que ao longo de 2017 terá o desafio de contribuir para a manutenção de direitos tão duramente conquistados pelos brasileiros e que estão sob ataque do governo Temer. Nenhum direito a menos é o norte, apontou a senadora.

Alternativas para o Brasil

“Não reconhecemos esse governo ilegítimo, queremos a realização de eleições diretas”, ressaltou Gleisi. Mas a oposição do PT a Temer não vai estar baseada apenas na crítica e na denúncia. “O PT será muito propositivo. Até porque já governamos este país e sabemos as respostas que podemos oferecer para a economia, para a área social”.

A senadora, que nos últimos dois anos presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos da Casa, defende que a solução para a crise e a recessão é essencial colocar dinheiro em circulação, especialmente na mão dos mais pobres. Para isso, é preciso assegurar o aumento real do salário mínimo, aumentar a quantidade de parcelas do seguro desemprego e aumentar o benefício do bolsa família. Ela revelou que o PT e o Bloco de oposição já estão consolidando um conjunto de propostas de ações emergenciais e também de médio e longo prazo que em breve serão apresentadas formalmente ao País.

Trajetórias

Gleisi é paranaense de Curitiba e começou sua militância no movimento estudantil. Formada em Direito e com especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira, foi ministra-chefe da Casa Civil no primeiro governo de Dilma Rousseff. É casada com o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Está no Senado desde 2011.

Humberto Costa nasceu em Campinas (SP), mas foi criado no Recife (PE), onde se formou em Medicina e em Jornalismo. Foi na faculdade que ele se aproximou do movimento estudantil e das mobilizações que dariam origem ao Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. Foi ministro da Saúde no primeiro governo Lula.

 

Saiba mais sobre Gleisi Hoffmann

Conheça um pouco da trajetória de Humberto Costa

Reprodução autorizada mediante citação do site PT no Senado

To top