Gleisi parabeniza educadores, mas lamenta barbárie contra docentes no Paraná

Gleisi parabeniza educadores, mas lamenta barbárie contra docentes no Paraná

Gleisi: Curitiba tornou-se manchete nos principais jornais do País e do mundo, pelo massacre promovido pelo governo do Estado do ParanáAlém de uma data de homenagens, o Dia dos Professores – comemorado neste dia 15 de outubro – é um convite à reflexão. Uma época para aprofundar as lutas, lembrar das necessidades de avanço na educação e, principalmente, de valorização dos docentes brasileiros. Infelizmente, em 2015, centenas de educadores do Paraná ficaram marcados por balas de borracha e sprays de pimenta em um massacre promovido pelo governo do Estado do Paraná, segundo a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

“Curitiba tornou-se manchete nos principais jornais do País e do mundo, pelo massacre promovido pelo governo do Estado do Paraná, com forte aparato policial contra os professores paranaenses, bombas, balas de borracha, cachorros”, disse Gleisi. “Um triste episódio que cobriu de vergonha a história do nosso Estado e, com certeza, manchará para sempre a biografia do governador Beto Richa”, emendou.

Ao todo, foram 200 feridos durante manifestação dos professores, no dia 29 de abril, em frente à Assembleia Legislativa do Paraná. “Bombas foram atiradas de helicópteros, só para constatar a gravidade do que aconteceu em Curitiba. E foram gastos quase R$ 1 milhão nessa operação, em munição e em diárias pagas a policiais para fazer a repressão dos educadores paranaenses”, lembrou a parlamentar.

Gleisi lembrou que integrantes do governo estadual – entre eles, o governador Beto Richa e o secretário de Segurança, Fernando Francischini – foram notificados pelo Ministério Público do Paraná, em setembro, devido aos atos bárbaros contra os educadores.

“Nós temos de marcar, temos de relembrar, temos de deixar isso de uma forma presente em nossa história, para que nunca mais tenhamos em nosso País ação de tamanha violência e irresponsabilidade, praticada pelo poder público contra os trabalhadores”, afirmou a parlamentar. 

Além das críticas à falta de educação do governador paranaense, Gleisi destacou o profundo respeito que tem pelos professores do Paraná. “Vocês são valorosos! Não só pela educação e formação que proporcionam, mas pela coragem e defesa de seu trabalho e de seus valores”.

 

Leia mais:

Gleisi e senadores querem ouvir governador do Paraná sobre agressão a professores

To top