Gleisi registra que concessões do governo Dilma resultaram em pedágio menor

Gleisi : preço médio do pedágio caiu de R$ 10,40 (governo FHC) para R$ 3,50 (governo Dilma)Entre os anos de 2011 e 2014, foram concedidos 5.350 km em sete rodovias do País ao setor privado, o que permitiu melhorias consideráveis principalmente no transporte de mercadorias. O resultado é maior do que as concessões registradas em 16 anos (entre 1995 e 2010), que totalizaram 4.600 km. Os importantes resultados obtidos no primeiro mandato da presidenta Dilma, a partir dos investimentos em logística, foram registrados pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), nesta quarta-feira (10), durante discurso ao plenário.

A parlamentar foi ministra da Casa Civil no primeiro mandato de Dilma, coordenando a primeira etapa do Programa de Investimento em Logística, lançado em 2012. Gleisi lembrou que, além do volume considerável de concessões em rodovias, o programa ainda permitiu reduzir a tarifa média nos trechos concedidos ao setor privado. O valor caiu da média de R$ 10,40, entre 1995-2002, para R$ 3,50, entre 2011-2014.

“Isso foi uma vitória do País e esses investimentos estão sendo feitos. E estão sendo feitos em estradas que são estruturantes para nós, como a 163, a 153, a 158, estradas importantes que ligam de norte a sul do País, de leste a oeste, e estão responsáveis pelo escoamento da nossa produção”, explicou a parlamentar.

A iniciativa garante concessões para obras em rodovias, portos, aeroportos e ferrovias para aperfeiçoar o escoamento da produção e aprimorar o transporte público nas grandes cidades brasileiras. Na terça-feira (9), Dilma lançou a segunda etapa da iniciativa, que vai até 2018.

Investimentos no Paraná

Gleisi ressaltou os investimentos previstos no Estado do Paraná. Entre eles, a duplicação de 460 km de trechos da BR-476, com recursos previstos de R$ 4,5 bilhões.

“Essa estrada é responsável por escoar a produção de grãos, aves, suínos pelos portos da Região Sul – tanto do Paraná como Santa Catarina –, de toda a região sudoeste do Paraná, parte da região oeste, de grande parte da região oeste de Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul”, disse a senadora.

Outros R$ 2,5 bilhões serão investidos, por meio do PIL, na duplicação da BR-116, no trecho de Curitiba (PR) a Rio Negro (PR).

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