Crime bárbaro

Golpe estimula massacre de trabalhadores

As lideranças do PT no Senado e na Câmara manifestam seu veemente repúdio ao massacre de trabalhadores rurais ocorrido no município de Colniza (MT)
Golpe estimula massacre de trabalhadores

Trabalhadores rurais trabalhando no campo em assentamento do MST na fazenda Anoni no Rio Grande do Sul Rural workers working in the field in establishment of MST in the farm Anoni in Rio Grande do Sul

As lideranças do PT no Senado e na Câmara divulgaram nota de repúdio ao massacre de trabalhadores rurais ocorrido no município de Colniza (MT), que deixou nove mortos e dezenas de desaparecidos. De acordo com os líderes petistas, o golpe de 2016 criou um Estado de Exceção que tornou regra a repressão injustificada contra trabalhadores, estudantes e movimentos sociais.

Nota

As lideranças do PT no Senado e na Câmara manifestam seu veemente repúdio ao massacre de trabalhadores rurais ocorrido no município de Colniza (MT), que deixou nove mortos e dezenas de desaparecidos, inclusive crianças, idosos e mulheres. É chocante constatar que os trabalhadores sofreram torturas antes de serem assassinados a tiros e facadas.

Muito embora a violência contra camponeses e trabalhadores rurais seja uma constante na história do Brasil, não se pode dissociar esse novo e terrível massacre do golpe de Estado de 2016. Com efeito, a Pastoral da Terra da CNBB assinala que a violência contra trabalhadores rurais aumentou significativamente desde o golpe contra a soberania popular e os direitos do povo brasileiro.

O golpe de 2016 criou um Estado de Exceção que tornou regra a repressão injustificada contra trabalhadores, estudantes e movimentos sociais, numa tentativa de impedir a resistência à restauração neoliberal e de pavimentar a destruição de direitos sociais de interesse do grande capital urbano e rural.

Assim, o governo ilegítimo do golpe, ao reprimir e deslegitimar a oposição popular à destruição dos direitos previdenciários e trabalhistas, vem propiciando o recrudescimento da violência contra os trabalhadores.  Em sua insanidade antissocial e antitrabalhista, o golpe  está incentivando a violência contra a população pobre do Brasil. Voltamos à República Velha.

Exigimos a apuração rigorosa desse crime hediondo e a punição exemplar de seus perpetradores, em especial de seus mandantes.

Esse crime não ficará impune!

Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), líder do PT no Senado Federal
Deputado Carlos Zarattini (PT-SP), líder do PT na Câmara dos Deputados

To top