Carne Fraca

Governistas frustram direito do Senado de ouvir Serraglio

Apesar da urgência, personagem central da operação Carne Fraca foi poupada de convocação por ação da base governista
Governistas frustram direito do Senado de ouvir Serraglio

Foto: Alessandro Dantas

Quem tem medo de Osmar Serraglio? O ministro da Justiça de Temer — dublê de investigado e chefe dos investigadores da Operação Carne Fraca — é o centro do escândalo que ameaça um dos principais setores da economia brasileira e deve explicações sobre seu papel na nomeação do principal chefe do esquema criminoso.

Essas explicações, porém, correm o risco de não serem prestadas à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O presidente da CCJ, Edison Lobão (PMDB-MA) preferiu manobrar e encerrar a reunião do colegiado para que não fosse votado um convite para que Serraglio fosse ouvido pelos senadores. O requerimento é de autoria da Líder do PT, Gleisi Hoffmann (PR), que também requereu a presença do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, para explicar a condução da operação e a espetacularização em torno da investigação.

Gleisi lamentou a falta de visão política do presidente da CCJ. “A situação é grave e urgente e teremos que esperar mais uma semana para trazer o ministro aqui?”.

Prerrogativa do Senado
O Senado tem a prerrogativa de convocar ministros e outras autoridades para prestarem esclarecimentos à Casa sobre seus atos. Serraglio foi o padrinho responsável pela indicação do ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, apontado como o chefe de um esquema de corrupção que liberava a comercialização de alimentos produzidos por frigoríficos sem a devida fiscalização sanitária.

Na última terça-feira (21), a Bancada do PT na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) já tinha enfrentado grandes dificuldades para aprovar os convites a Serraglio e ao diretor-geral da Polícia Federal. Nesta quarta-feira, os apoiadores de Temer preferiram encerrar a reunião para não assumirem o ônus de votar contra a realização da oitiva.

[blockquote align=”none” author=”Gleisi Hoffmann”]É inaceitável que Serraglio permaneça ministro, ainda mais que isso lhe dá a condição de chefe da PF, que o está investigando[/blockquote]

Além de blindado da obrigação de se explicar, o epicentro do escândalo permanece ministro. “É inaceitável, ainda mais quando o ministro da Justiça é o chefe de quem o está investigando”, protesta a senadora.

A fraude revelada pelas investigações envolve 40 empresas, mas foi divulgada com tal alvoroço que causou pânico na população. Esse é o motivo para o convite ao diretor-chefe da Polícia Federal, explica Gleisi. “A operação Carne Fraca generaliza acusações que, aparentemente, só podem ser dirigidas contra uma parcela não exportadora de um setor estratégico gigantesco”. O resultado é que este setor produtivo foi duramente atingido e terá dificuldade para se recuperar. A cadeia produtiva da carne emprega seis milhões de brasileiros e brasileiras.

Ouça a senadora Gleisi Hoffmann sobre a “blidagem” ao ministro Osmar Serraglio

Leia mais
Por iniciativa do PT, CAE vai ouvir ministros e diretor da PF sobre Operação Carne Fraca

To top