Haddad vai cancelar licitação milionária com empresas de ônibus

Será instalada um conselho de transporte público, com a participação dos usuários e do movimento social e irá abrir as planilhas de custos.

Haddad vai cancelar licitação milionária com empresas de ônibus

 

“Nós não podemos assinar contratos de 15 anos
sem participação popular”

Em entrevista para um programa de tevê de exibição restrita a São Paulo, na manhã desta quarta-feira, o prefeito Fernando Haddad anunciou que irá tomar várias medidas voltadas ao melhoramento do transporte público, entre elas o cancelamento da licitação no valor de R$ 46,3 bilhões – assinada no ano passado, durante a gestão de Gilberto Kassab.

“Nós não podemos assinar contratos de 15 anos sem participação popular”, disse Haddad. “O momento em que estamos exige a participação da sociedade. Vou instalar o conselho de transporte público, com a participação dos usuários, do movimento social, junto com os empresários e com o governo, para abrir as planilhas, para que as pessoas tenham consciência dos custos que estão sendo enfrentados, com a presença do Ministério Público para que fique tudo em pratos limpos”, acrescentou.

O prefeito da maior cidade do País ainda anunciou que, até o final deste ano, serão instaladas 220 faixas exclusivas para ônibus nas principais avenidas, entre elas a 23 de Maio, que liga o centro da cidade à Zona Sul e ao aeroporto de Congonhas, que passará a ter o corredor exclusivo no sentido Centro/Bairro.

“Nós estamos assinando essa semana contratos para a construção de 66 km de corredores de ônibus, que faz parte dos 150 km prometidos em campanha, e determinei à Secretaria de Transporte, instale 220 km de faixas exclusivas, inclusive nas principais vias da cidade. Todas as grandes avenidas de São Paulo vão contar com faixas exclusivas”, completou o prefeito, ao revelar também a criação de um conselho municipal destinado a abrir as planilhas de custo e despesa das empresas privadas contratadas pela Prefeitura e mostrar os custos do sistema. Com essa medida, projeta Haddad, o atual contrato, que vence em julho, poderá ser prorrogado.

Com material das agências

Leia mais:

To top