Humberto aponta queda de mortos no trânsito em Pernambuco

Segundo o senador, nos últimos três meses, houve uma queda de 16,7% no número de motociclistas mortos, em comparação ao mesmo período de 2011.

 

O senador Humberto Costa comemorou em discurso no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (28/03), o aniversário da Polícia Federal do Brasil e a diminuição no número de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas, registrados em Pernambuco. “Uma comprovação de que as políticas públicas implantadas no Estado vem surtindo cada vez mais efeito”.

 

Nos últimos três meses, houve uma queda de 16,7% no número de motociclistas mortos, em comparação ao mesmo período de 2011. Ao todo, foram 26 óbitos a menos. No mesmo quadro comparativo, foi observada uma redução de 21% no atendimento aos motociclistas no Hospital da Restauração. Em números absolutos, essa queda representa 114 pacientes a menos na emergência.

 

Os números de acidentes com veículos automotores – como carro de passeio, ônibus e caminhão – também caíram de janeiro a março deste ano. O Hospital da Restauração, por exemplo, atendeu 387 pacientes a menos na comparação com o mesmo período de 2011. Ou seja, uma queda de 41% no número de acidentados. E o número de mortes relacionadas a esses acidentes de trânsito diminuiu 19%.

 

Segundo Humberto Costa, o bom resultado deve-se às ações educativas e de fiscalização, intensificadas a partir da criação do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), que incluíram a veiculação de filmes publicitários nas emissoras de rádio e televisão e o apoio da população à Operação Lei Seca são apontados como os principais fatores para esses avanços.

 

O senador lembrou ainda do projeto de lei, de sua autoria, que torna mais rigoroso o Código de Trânsito Brasileiro, como uma forma de inibir ainda mais os acidentes. O PLS nº 365 determina a suspensão do direito de dirigir do condutor que causou acidente com vítima por transitar com velocidade acima do permitido e àqueles que dirigiam sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa.

 

Confira o pronunciamento na íntegra

To top