Humberto comemora continuidade de programas da Saúde

O senador destacou a importância do Farmácia Popular e do Mais Médicos.

Humberto comemora continuidade de programas da Saúde

humberto_interna11491826b_n

Em seu discurso, Humberto elogiou o novo
ministro da Saúde, Arthur Chioro

A alegria pelo bom trabalho realizado pelo ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha e a certeza da continuidade dos programas mais importantes da Pasta deram o tom do pronunciamento do também ex-ministro Humberto Costa (PT-PE). O novo ministro, Arthur Chioro, compôs a equipe de Humberto quando ele ocupou a Pasta, no início do Governo Lula.

Humberto lembrou o lançamento do Programa Farmácia Popular, em sua gestão. O programa garante medicamentos à população a um custo muitas vezes de 10% do valor de mercado que aquele medicamento apresenta. “Isso fez com que milhões e milhões de brasileiros pudessem ter acesso a medicamentos que anteriormente não tinham”, disse, lembrando que Padilha não só prosseguiu com o programa, mas criou o Saúde não tem Preço que distribui gratuitamente medicamentos para diabéticos, para hipertensos e para pessoas que têm asma.

O senador enfatizou que, com a garantia do medicamento gratuito, houve uma redução significativa no número de internações de pacientes com complicações causadas por hipertensão arterial, por diabetes e por asma.

Para ele, um dos momentos mais importantes da gestão de Padilha foi a criação e implementação do programa Mais Médicos, que está garantindo o acesso da população dos locais mais distantes do País a serviço de saúde de qualidade.

Outro momento importante da gestão Padilha foi a articulação que garantiu mais recursos para a Saúde por meio do orçamento impositivo. “O ministro Padilha teve um papel crucial na aprovação dessa emenda constitucional, tanto aqui quanto na Câmara dos Deputados”, disse.

Sobre Arthur Chioro, lembrou que ele foi um grande executor, na prática, do Samu. “É um profissional que fez um trabalho destacadíssimo como Secretário Municipal de São Bernardo do Campo, na área da saúde, e tenho certeza de que será um grande Ministro”, disse.

Momento de tristeza

Humberto também lembrou a morte de Bruno Maranhão, “que teve grande valor na luta por um Brasil mais justo”. Fundador do PT no Brasil e em Pernambuco, foi um dos fundadores do PT no Brasil e em Pernambuco. Bruno Maranhão faleceu no último dia 25 em Recife, aos 74 anos de idade.

“Eu tive a oportunidade de conhecer Bruno ainda na década de 70; eu era militante do movimento estudantil, ele militante que veio da luta ainda nos momentos mais difíceis contra a ditadura militar. Tive a oportunidade, com ele, de aprender muitas coisas, mas principalmente de admirar a firmeza que sempre teve na defesa das suas ideias, sem, ao mesmo tempo, deixar de ser uma pessoa gentil, terna e afável”, disse.

Giselle Chassot

Leia mais:

Dilma diz que metas devem ser cumpridas até o fim do ano 

No adeus a Maranhão, bancada do PT assume compromisso


To top