Humberto Costa presta homenagem no Dia do Médico

Líder do PT saúda categoria e lembra importância dos profissionais de saúde para a construção do SUS

O líder do PT, Humberto Costa (PE), subiu à tribuna do Senado nesta terça-feira, 18 de outubro, para prestar homenagem aos médicos e profissionais da saúde. Ele lembrou que hoje é o dia do médico, que tem a missão de salvar vidas e tem contribuído para a construção de uma sociedade melhor. “São mais de 300 mil médicos que contribuem para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou.

“Tenho a honra de reafirmar que sou médico e trabalhei, quando ministro da Saúde do governo Lula, para o fortalecimento dessa profissão e do SUS, um modelo de inclusão social reconhecido mundialmente”, discursou. “Agora como senador da República tenho a tarefa de propor leis e ampliar o debate para a melhoria do serviço de saúde deste país”, disse.

O senador também homenageou os agentes comunitários, cuja data comemorativa é 4 de outubro e tiveram seu papel discutido em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) há duas semanas. Ele louvou o papel dos fisioterapeutas, cujo dia é comemorado em 13 de outubro, e dos dentistas, lembrados em 25 de outubro. “Gostaria de enfatizar a importância do trabalho multiprofissional. Se é um princípio constitucional a integralidade da atenção, precisamos de vários profissionais atuando de forma conjunta”, lembrou.

“A saúde dos brasileiros e das brasileiras, seja no sistema público ou privado, é fortalecida a partir da ação multiprofissional, com cada profissional da área de saúde atuando de forma integrada na promoção da saúde, no tratamento e na prevenção de doenças. Tenho convicção que a evolução nos indicadores de saúde em nosso país se deve ao fato do trabalho conjunto dos diversos profissionais”, destacou.

O líder petista, que é médico e jornalista, destacou que médicos e enfermeiros não saem “prontos” da faculdade para o cuidado da atenção nas emergências hospitalares. “Ele precisa ser preparado para este cuidado. Hoje na audiência pública na CAS sobre o cuidado ao paciente crítico foi debatida a importância desta formação e deste cuidado”, apontou.

“Através dos médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários, fisioterapeutas, psicólogos gostaria de parabenizar todos os profissionais de saúde, que, com todos os limites financeiros que assistimos atualmente no SUS ou mesmo no sistema suplementar, permanecem alertas e dedicando suas vidas para salvar vidas”, concluiu.

Fonte: Assessoria do senador Humberto Costa

To top