Humberto defende aproximação contínua do Governo com movimentos sociais

Humberto defende aproximação contínua do Governo com movimentos sociais

Humberto: agradecimento à mobilização de setores sociais “que dizem ‘não’ às teses golpistas tramadas em porões”Os movimentos sociais foram decisivos nas vitórias do Partido dos Trabalhadores nas últimas quatro eleições presidenciais, especialmente na de 2014. Para estreitar os laços com esses setores organizados, a presidenta Dilma os receberá no Palácio do Planalto, nessa quinta-feira (13), para um grande ato que deve contar com mais de mil representantes de 50 entidades. Na visão do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), o encontro será de “imenso simbolismo”, em que a presidenta mostrará o total compromisso do seu governo com os temas sociais.

“Espero vivamente que o nosso governo inaugure um período de aproximação contínua e permanente com esses setores”, afirmou Humberto, em discurso ao plenário nesta quarta-feira (11).

O parlamentar ainda exaltou outras ações promovidas pelos movimentos sociais que, além de reivindicarem pautas próprias, também demonstrarão apoio à presidenta democraticamente reeleita nas urnas. Um deles está marcado para o próximo dia 20, quando ocorrerão manifestações em dezenas de cidades brasileiras. Segundo Humberto, o ato será uma demonstração de repúdio “às tentações golpistas e propostas ilegais levantadas por setores que querem afundar o Brasil numa crise política”.

Os protestos contra o Governo marcados para domingo (16) também foram destacados pelo senador. Segundo Humberto, “todos estaremos atentos ao protesto nacional organizado por alguns grupos, sob o patrocínio dos partidos de oposição”. No mesmo dia, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a CUT de São Paulo estarão em vigília na frente do Instituto Lula, onde ocorreu, recentemente, um atentado com bomba de fabricação caseira.

“Estas próximas semanas serão de intensa movimentação política nas ruas do Brasil. Todas as insatisfações devem ser externadas de maneira ordeira e legal, da forma como exige a nossa democracia”, disse o parlamentar. “Não se espera que quaisquer desses movimentos defendam governos. Mas é igualmente inaceitável que qualquer um deles defenda a derrubada de governantes legitimamente eleitos porque isso é um atentado ao Estado democrático de Direito, uma quebra da ordem constitucional”, emendou.

Marcha das Margaridas

Humberto destacou a importância da Marcha das Margaridas, que ocorre esta semana, em Brasília, e reúne mais de 70 mil mulheres, entre outras, trabalhadoras do campo, das florestas, indígenas, quilombolas e extrativistas. Nesta quarta, as integrantes da marcha entregarão à Dilma uma pauta de reivindicações e, também, prestarão solidariedade à primeira mulher a governar o País.

“A Marcha das Margaridas é um significativo movimento social que vem mostrar ao Governo Federal uma pauta sólida de reivindicações para ser negociada, que vem dizer que está insatisfeito com certas ações e com a falta de ação em algumas áreas. Mas vem demonstrar, também, que essa insatisfação não se confunde com retrocesso institucional e com posturas golpistas que muitos procuram incutir entre os sentimentos dos brasileiros”, afirmou Humberto.

Além das integrantes da marcha, o petista ainda parabenizou as mobilizações em favor da democracia organizadas por entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). “[Esses movimentos sociais], num gesto de responsabilidade e elevada estatura política, estendem a mão ao diálogo e vão às ruas para defender o Brasil, a democracia brasileira e as históricas conquistas sociais que alcançamos, e dizem “não” às teses golpistas tramadas em porões”.

Leia mais:

 

Margaridas querem democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade

To top