Humberto: novos ministros trazem mais tranquilidade à base

Humberto: “é um primeiro passo para arrefecer a
crise política dentro da base governista”
(Agência Senado)

A posse de seis novos ministros, na avaliação do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), é um primeiro passo para arrefecer a crise política dentro da base governista, conforme alardeou o noticiário nacional nas últimas semanas. Para o senador, os nomes indicados pela presidenta Dilma Rousseff, e que assumiram os cargos na última segunda-feira (17), foram elogiados pela grande maioria dos membros do PMDB.

“Como qualquer governante que muda a sua equipe, [Dilma] não pode agradar a todos. Mas creio que agradou a maioria e como tal acredito que a tendência, a partir de agora, é termos, nesse ponto, um arrefecimento da pressão, da crise, que vem se arrastando há alguns dias”, apostou o petista.

A presidenta empossou os novos ministros, desejando sorte aos que deixaram os ministérios e muito trabalho aos recém-nomeados. Cinco dos seis ministros que deixaram o cargo serão candidatos nas eleições de outubro. As mudanças ocorreram nos ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, da Pesca e Aquicultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Turismo.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, ocupado até então por Pepe Vargas, terá à frente a partir de agora o ex-presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto. Na pasta das Cidades, o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, substitui o atual ministro Aguinaldo Ribeiro.

Clelio Campolina Diniz, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é o novo titular do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação no lugar de Marco Antonio Raupp. E O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) ocupa o Ministério da Pesca e Agricultura, antes conduzido por Marcelo Crivella, também senador do PRB fluminense.

Neri Geller, que antes atuava como secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, substitui na pasta Antônio Andrade. Para o lugar de Gastão Vieira no Ministério do Turismo, a presidenta anunciou o gerente de assessoria internacional do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vinicius Nobre Lages.

Com assessoria do senador Humberto Costa

 

Leia mais:

Tomam posse seis novos ministros do governo Dilma

To top