Inadimplência cai 3,4% em fevereiro ante janeiro, informa Serasa

Todas as modalidades da inadimplência apresentaram queda. Está havendo uma desaceleração do aumento da inadimplência na comparação anual.

A inadimplência do consumidor teve queda de 3,4% em fevereiro, ante janeiro, quarto recuo mensal consecutivo, informou nesta terça-feira a  Serasa Experian. Segundo o Serasa, o cenário positivo – desemprego e juros em níveis mais baixos – têm contribuído para a redução mensal da inadimplência, assim como as renegociações de dívidas realizadas pelos consumidores.

Na comparação com o mesmo período do ano passado houve aumento de 10,1%. No primeiro bimestre do ano, a inadimplência cresceu 11,5% ante igual período em 2012. Apesar dos números, a empresa afirma que está havendo uma desaceleração do aumento da inadimplência na comparação anual. Todas as modalidades da inadimplência apresentaram queda em fevereiro, ante janeiro.

O atraso no pagamento das dívidas com os bancos cedeu 2,8%, enquanto nas dívidas relativas a cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia, energia elétrica e água registraram uma queda de 1,2%. Títulos protestados e cheques sem fundos recuaram 23,1% e 16,2%, respectivamente.

O valor médio das dívidas não bancárias com atraso recuou 19,3% no primeiro bimestre de 2013, ante o mesmo período em 2012. Já o valor dos cheques sem fundos, dos títulos protestados e das dívidas com os bancos tiveram alta de 11,9%, 1,3% e 2,6%, respectivamente.

Com informações do Valor Econômico

To top