Iniciativa de Donizeti Nogueira prioriza o aproveitamento de águas das chuvas

Iniciativa de Donizeti Nogueira prioriza o aproveitamento de águas das chuvas

Donizeti Nogueira: cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídricoO aproveitamento da água da chuva pode se tornar um dos objetivos da Política Nacional de Hídricos, como forma de estimular o uso eficiente da água. A ideia consta em um projeto de lei (PLS 326/2015), de iniciativa do senador Donizeti Nogueira (PT-TO), aprovado nesta terça-feira (25) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA).

“Apesar da água ser um recurso fundamental para a sobrevivência dos seres humanos, enfrentamos crises sérias de abastecimento em determinadas regiões. Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico”, afirmou o senador em defesa do seu projeto.

A preocupação de Donizeti está fundamentada em dados concretos. Além das dificuldades impostas pelo Semiárido brasileiro e dos problemas de abastecimento de água assombrarem a vida de milhões de brasileiros que vivem no Sudeste do País, especialmente em São Paulo, estudos apontam que “a diminuição da água no mundo é constante e, muitas vezes, silenciosa”, alerta o petista.

Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, intitulado “Água para um mundo sustentável”, afirma que já existem quase de 2,8 bilhões de pessoas habitando em regiões do planeta onde a oferta anual de água é inferior ao limite considerado seguro pelas Nação Unidas – de 1.700 m3 de água por habitante. E, se nada for feito, as reservas hídricas do mundo podem encolher 40% até 2030.

De acordo com estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, com sede em Washington, até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em situação de estresse hídrico.

“Além de problemas para o consumo humano, esse cenário pode alterar práticas agrícolas e a produção industrial, uma vez que a água é um importante insumo dessas atividades”, observou o senador, para quem “os ruídos” das perspectivas de grave escassez de água no futuro tendem a ser percebidos apenas quando é tarde para agir.

Na opinião do parlamentar, é urgente melhorar a gestão dos recursos hídricos, estimulando práticas sustentáveis de utilização dos mananciais, redução de desperdício de água e captação da água da chuva.

Catharine Rocha

 

Leia mais:

Comissão aprova normas para revitalização da bacia do rio São Francisco 

Os governos do PT e o foco no avanço da nova Região Nordeste do Brasil

Donizeti quer regulamentar incentivos para guardiões dos recursos naturais 

To top