IPCA de janeiro tem o menor índice desde janeiro de 2009

O IPCA, que reflete o aumento de preços dos alimentos e serviços, ficou em 0,55%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete o aumento de preços dos alimentos e serviços, ficou em 0,55% em janeiro, o mais baixo percentual apurado para o mês de janeiro desde 2009. A notícia é positiva porque na comparação com o mês de dezembro, quando ficou em 0,92%, a queda da inflação foi de 0,37 ponto percentual e aconteceu justamente no início do ano, época na qual há pressão nos preços em especial dos alimentos e serviços que encarecem as despesas dos assalariados.

A inflação de janeiro deste ano também foi menor se comparada ao IPCA de janeiro de 2013, quando ficou em 0,86%. No acumulado em doze meses, a variação está em 5,59%, um ponto percentual abaixo do teto da meta de inflação, de 6,50%, e um ponto acima do centro da meta, de 4,5%. 

O resultado divulgado, nesta sexta-feira (07), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai obrigar os analistas econômicos a um verdadeiro contorcionismo para mostrar que o índice de inflação não vai bem. Poderão optar, por exemplo, para dizer que o preço da carne subiu muito, 2,33% em dezembro e 3,07% em janeiro, assim como os preços da cenoura, que subiram 6,02% em dezembro e 20,72% no mês passado.

Desta vez, no entanto, os analistas não deverão fazer suas previsões centrando a atenção nos preços do tomate, como no ano passado. É porque os preços dessa fruta caíram 10,43% em janeiro e acumulam 18,54% de queda em doze meses. O preço do feijão carioca, presente na mesa dos brasileiros, caiu 4% em janeiro.

De acordo com a pesquisa do IBGE, a queda do IPCA foi influenciada pelo grupo Transporte, já que os preços das passagens aéreas caíram 15,88% ante o aumento de 20,13% de dezembro. O IPCA já assimilou o impacto do reajuste dos preços dos combustíveis, de 4% nas refinarias. Em janeiro o preço da gasolina subiu 0,6%, bem menos do que os 4% do aumento de dezembro.

O IBGE informa que a partir deste mês o IPCA vai incorporar mais duas regiões metropolitanas na coleta de informações que abastecem o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC): Vitória (ES) e Campo Grande (MS). O IPCA se refere às famílias cujo rendimento varia de 1 a 40 salários mínimos.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que sinaliza a inflação entre as famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos, divulgado hoje, ficou em 0,63% em janeiro, abaixo do índice de 0,72% de dezembro e muito menor do que o percentual de 0,92% apurado em janeiro do ano passado. No acumulado nos últimos doze meses ficou em 5,26%. Em dezembro, a índice acumulado em doze meses ficou em 5,56%.

Marcello Antunes

Leia mais:

Comércio abre 2014 em alta de 1,7%

Produção de caminhões sobe 86,6% em janeiro


To top