Jornalista da BBC pede para que Brasil leve a sério investigações contra CBF

Jornalista da BBC pede para que Brasil leve a sério investigações contra CBF

Jennings: “Os senadores que estão aqui foram eleitos pelo povo. Não vieram aqui e tomaram o poder como vocês [cartolas] fizeram com o futebol brasileiro”A CPI do Futebol do Senado recebeu, nesta quinta-feira (03), o jornalista escocês Andrew Jennings, da BBC de Londres. Ele é autor dos livros “Jogo sujo” e “Um jogo cada vez mais sujo” que tratam dos bastidores do futebol, em especial, da Fifa. Em sua passagem pela CPI, o jornalista pediu aos senadores que busquem ajuda de autoridades para auxiliar nas investigações, como a Polícia Federal e o Ministério Público, no Brasil e o FBI, nos Estados Unidos.

“Existem investigações no mundo inteiro analisando a Fifa. Não é apenas o FBI nos Estados Unidos. Essa história ficará para os jornalistas mais jovens. Espero que vocês consigam boas provas e que todos os corruptos possam ser presos. Não é apenas a Fifa ou a CBF, é uma crise de corrupção global”, alertou.

Segundo Jennings, a engenharia montada na Fifa e que se beneficia do futebol por meio da corrupção foi idealizada e levada para Zurique, sede da entidade, por João Havelange, que presidiu a entidade entre 1974 e 1998. “Quando Havelange foi para Zurique se tornar presidente da Fifa, levou com ele toda a corrupção que aprendeu com Castor de Andrade [conhecido bicheiro da época]. Ele levou para a Fifa todas as artimanhas e maneiras de roubar e os escândalos de corrupção. Ele levou a seguinte mensagem: ‘se estão roubando na Ásia, na América Latina, podemos fazer isso na Fifa’”, acusou o jornalista.

Para o jornalista, a Fifa é uma espécie de território autônomo, livre de regulamentação externa. Algo como como uma sociedade separada da que vivemos e que não deve satisfações a ninguém. “Não tem quem os regule e isso é o paraíso dos criminosos”, disse.

Jennings apontou que após a saída de João Havelange da presidência da entidade um esquema foi desenhado para que seu sucessor fosse uma pessoa inteirada de todas as negociatas que ocorriam nos bastidores e ainda pudesse dar sequência às manobras que beneficiavam e beneficiam os cartolas da entidade. Joseph Blatter é presidente da entidade desde o fim do mandato de Havelange.

“Blatter sabia tanto da corrupção de Havelange que ele [Blatter] teria de arrumar alguma forma de fazer com que se mantivesse nessa estrutura de corrupção quando Havelange deixasse o poder”, disse Jennings.

O jornalista apontou que os escândalos de corrupção no futebol mundial não vão acabar enquanto não houver uma nova constituição que regule a Fifa e democratize as decisões nesse esporte. “Estamos falando de uma conspiração criminosa, não de pessoas isoladas. Eles estão organizados para pagar propinas, lavar dinheiro. Sabemos que Blatter substituiu Havelange nesse papel. Mas precisamos nos aprofundar nessas investigações aqui no Brasil”, salientou.

Escolha do Brasil para a Copa do Mundo
Andrew Jennings explicou aos senadores que está analisando os contratos da Copa do Mundo Fifa 2014 e relatou que a realização da competição deveria ser motivo de vergonha para o Brasil.

“Vocês viram aquelas lindas fotos de Ricardo Teixeira junto com dirigentes da Fifa antes da Copa do Mundo, no Pão de Açúcar. Sabe o que era aquilo? Dinheiro. Muito dinheiro. Todos sabemos que Ricardo Teixeira é ladrão. E foi por isso que vieram [dirigentes] para cá”, disse. “É preciso entender os contratos que foram firmados no Brasil. Sabemos que Jerome Valcke [secretário –geral da Fifa] sabe roubar dinheiro do futebol e deve haver algum documento que comprove que ele foi convidado para isso [vir ao Brasil]”, acusou.

O jornalista disse acreditar que a Copa do Mundo é “dada” para um País “se eles derem o dinheiro correto”. “Não sei se o Catar ou a Rússia, por meio de Vladimir Putin – primeiro ministro russo – pagaram dinheiro. Mas alguém desembolsou essa quantia. Sabemos que Ricardo Teixeira participava disso [recebimento de propinas para escolha de sedes da Copa]”, ressaltou.

Apesar de ter descoberto que Ricardo Teixeira, João Havelange e Nicolás Leoz [ex-presidente da Conmebol] estavam envolvidos em escândalos de corrupção, a Fifa não puniu nenhum dos envolvidos. Segundo o Jennings, “essas pessoas da Fifa visitavam os países e questionavam quanto dinheiro ganhariam com isso [votação para sede da Copa]”, apontou. “Nós falamos isso por anos, mas Joseph Blatter sempre tapou os ouvidos. Essas pessoas mantem ele no poder e ele não vai falar sobre isso”, emendou.

O jornalista incitou os parlamentares a investigarem de que forma Ricardo Teixeira conseguiu trazer a Copa do Mundo para o Brasil. “Ele (Teixeira) passou muitos anos trabalhando para isso”, disse.

Intermediários de contratos da Fifa
Da mesma forma como ocorreu com os jornalistas que participaram das audiências anteriores da CPI, Andrew Jennings pediu atenção aos intermediários dos contratos firmados pela Fifa. “O crime organizado é o mesmo no mundo inteiro. Sabemos que tem empresas na Suíça pagando Teixeira e Havelange. Também temos intermediários das empresas de televisão. Se os intermediários querem propina, como aconteceu no caso ISL – escândalo de recebimento de propinas que motivou a renúncia de Teixeira da presidência da CBF antes da Copa de 2014 -, sabemos que isso acontece com outros, Coca-Cola, Globo. O dinheiro passa por intermediários que pagam uma propina”, explicou. “Os empresários dessas empresas não são burros. Ficaria muito surpreso se eles não soubessem do que ocorre na Fifa”, disse ele.

Confira abaixo alguns temas abordados por Andrew Jennings na CPI:

Mais brasileiros serão envolvidos no Fifa Case (investigação do FBI)
“Eu acredito que ainda terão outros brasileiros indiciados no Fifa Case. Não sei se haverá mais prisões ou aqueles que vão colaborar. Precisamos pensar. Antes de acontecer isso, será que não sabiam que Teixeira e Marin não estavam recebendo propina? E é preciso verificar isso rapidamente antes que a CBF rasgue os documentos.

Tenho certeza que mais coisas sobre o Brasil e dirigentes sairão dessas investigações. E vocês precisarão fazer uma nova CPI para analisar isso”.

Padrão Fifa de organização do futebol mundial
“Para a Fifa e seus corruptos, não importa o país. Eles querem tirar o dinheiro como fizeram com vocês. Qual era o país mais poderoso do futebol? Vocês tinham integridade moral para dizerem para a Fifa apenas sumir com aquelas exigências [para receber a Copa]. Vocês podem acusar a CBF e alguns políticos. O Brasil não pagou, mas Teixeira disse ‘vamos lá. Podemos mamar na teta. Vamos construir um estádio na selva que ninguém vai usar depois da Copa. Vamos ganhar dinheiro’. Devemos investigar as empreiteiras envolvidas. Quem participou dos contratos.

No horizonte temos a possibilidade de que a Corte Criminal Internacional (ICC) nos Estados Unidos aplique multas altas que podem até falir a Fifa”.

Recado aos representantes da CBF presentes à reunião
“Ouvi dizer que existem pessoas da CBF aqui [acompanhando a reunião]. Espero que eles retornem ao Rio de Janeiro [sede da entidade] e fechem essa instituição podre. Os senadores que estão aqui foram eleitos pelo povo. Eles não vieram aqui e simplesmente tomaram o poder como fizeram com a CBF e o futebol brasileiro”, acusou.

Apresentação de documentos
Jennings informou que possui diversos documentos em seu poder e que eles estão sendo analisados. Por esse motivo, nesse momento, esses documentos não podem vir a público. Mas, garantiu que vai manter contato com os parlamentares brasileiros para que, no futuro, informações possam ser trocadas entre os países.

Rafael Noronha

Leia mais:

Jornalistas criticam ausência de transparência nas negociações da CBF

Na CPI do Futebol, jornalistas apresentam lista de contratos suspeitos da CBF

Jornalista apresenta contratos suspeitos da CBF com empresas privadas

           

 

 

To top