Justiça decide pela validade dos áudios da Operação Monte Carlo

A decisão que tornou legais as gravações que levaram à prisão do contraventor Cachoeira derrubou entendimento anterior do desembargador Tourinho Neto.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu nesta segunda-feira (18/06) que as gravações telefônicas da Operação Monte Carlo são legais, derrubando a decisão anterior do relator do caso, Tourinho Neto, pela ilegalidade das escutas, que argumentou serem insuficientes as justificativas do juiz de primeira instância ao autorizar as escutas. 

Na decisão de hoje, o TRF considerou que a Monte Carlo foi uma operação excepcional porque o esquema de Cachoeira contava com o envolvimento de policiais federais e civis, e por isso, segundo ele, as gravações telefônicas eram necessárias.

A decisão desta segunda-feira põe fim à preocupação que, uma vez anuladas as provas, estaria toda a operação comprometida, colocando em risco os trabalhos da CPI mista que investiga o esquema Cachoeira e ainda o inquérito contra o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) no Supremo Tribunal Federal (STF).

A defesa de Carlinhos Cachoeira, alvo principal da Operação Monte Carlo, estuda recorrer no próprio TRF ou no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Com informações de agências online

To top