Justiça Federal nega que haja qualquer investigação em curso sobre Lula

Justiça Federal nega que haja qualquer investigação em curso sobre Lula

Nota desmente boatos de investigação contra Lula na Operação Lava-JatoMais uma tentativa de oposicionistas e de parte da grande imprensa de tentarem ligar Lula à Operação Lava-Jato, em curso na Polícia Federal do Paraná, caiu por terra. O próprio juiz responsável pela operação, Sérgio Moro, divulgou uma nota nesta quinta-feira (25) negando qualquer investigação em curso contra o ex-presidente.

“A fim de afastar polêmicas desnecessárias, informa-se, por oportuno, que não existe, perante este Juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas do Exmo. ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva”, diz texto de Moro.

A nota foi motivada após a divulgação, na imprensa, de uma postagem no Twitter do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ele reproduziu uma imagem de um habeas corpus preventivo, impetrado junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, pedindo para que Lula não seja preso na Lava-Jato.

Após a repercussão do caso, Caiado discursou ao plenário, nesta tarde, afirmando que o pedido havia sido feito por um advogado do PT. “O advogado que impetrou o habeas corpus preventivo é do PT. Quem tem que dar satisfação é exatamente a Justiça Federal do Paraná e o advogado do PT”, disse.

O problema é que o autor do pedido, Mauricio Ramos Thomaz, de 50 anos, sequer é advogado ou filiado ao Partido dos Trabalhadores. Quem afirma isso é o próprio Thomaz. Segundo ele, em entrevista à Folha de S.Paulo, a motivação do pedido de habeas corpus deve-se ao fato dele não concordar com injustiças contra o ex-presidente. “Qualquer possibilidade do Lula ser preso hoje é por motivo político, não porque ele tem responsabilidade ou ligação com o esquema descoberto na operação Lava Jato. Quero evitar isso”, disse ao jornal.

O pânico de uma possível candidatura de Lula para a presidência, em 2018, vem movimentando oposicionistas e parte da imprensa. Após falharem na tentativa de ligá-lo ao caso conhecido como “mensalão” – escândalo de corrupção política mediante compra de votos de parlamentares no Congresso, os ataques concentram-se agora na Operação Lava-Jato. A investigação averigua denúncias de desvios na Petrobras envolvendo, entre outros, políticos e empresários.

Carlos Mota

Leia mais:

É falsa a notícia de que ex-presidente entrou com pedido de habeas corpus em Curitiba

 

To top