Líder anuncia prioridade para o Marco Regulatório da Primeira Infância

Ao lado de Jack P. Shonkoff, secretário da Primeira Infância em Washington, e professor de Harvard, Wellington anuncia compromisso de parlamentares.


WD_EUA_2

 Wellington: “O que ocorre nos primeiros anos de
 vida define o básico do ser humano

Os seis parlamentares brasileiros que participam do Programa de Desenvolvimento da Primeira Infância, que, por sua vez, faz parte do Programa de Formação de Lideres, da Universidade de Harvard, EUA, voltarão ao País, na próxima semana, com o compromisso de priorizar a aprovação do Marco Regulatório da Primeira Infância.

O curso teve como professores, entre outros, Jack P. Shonkoff, secretário de Políticas para Primeira Infância em Washington, e professor de da Universidade de Harvard, que virá ao Brasil em maio, a convite dos parlamentares, para apresentar estudos e inovações destinadas à Primeira Infância.

A referência para o futuro marco será o projeto elaborado pela Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Primeira Infância, que reúne senadores e deputados. Na Câmara, o projeto será encabeçado pelo deputado Osmar Terra(PMDB-RS), presidente da Frente da Primeira Infância, e, no Senado,  pelo líder do Partido dos Trabalhadores e do Bloco de Apoio ao Governo, senador Wellington Dias.

O trabalho começará a ser desenvolvido já na primeira semana de fevereiro, quando deverá acontecer a reunião dos parlamentares com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com os Colégios de Lideres das duas casas, para apresentação da proposta e do cronograma para votação até maio deste ano, antes, portanto, do período eleitoral.

O projeto leva em conta pesquisas científicas que mostram como o ser humano é fortemente influenciado pela genética e pelo meio ambiente em que vive, para o bem ou para o mal. Seu objetivo maior é viabilizar cuidados especiais com gestante, famílias e crianças, do nascimento aos 6 anos de vida, quando se dá o alicerce para vida inteira de cada ser humano.

“O que ocorre nesta fase da vida define o básico do ser humano, se a criança pequena vive um ambiente de estresse tóxico  ou se um ambiente de muito amor e cuidados essenciais, assim será escrita a sua vida. E afetará positivamente ou negativamente, para a vida deste ser humano, mas também de toda a sociedade” – disse o Senador Wellington Dias. “Estou animado e comprometido com este casamento da ciência com as Políticas para o Desenvolvimento  da Primeira Infância” – reforçou, lembrando que “programas como o Saúde da Família e o Mais Médicos, que priorizam ações preventivas de saúde, entre outras como a Rede Cegonha, expansão das creches e do ensino básico e do ensino especial, entre outras importantes iniciativas que foram lançados ou aprimoradas pelos governos do presidente Lula e presidenta Dilma, são passos importantes deste caminho. O que defendemos é o compromisso de todos pela primeira infância”, conclui ele.

 

To top