Lula a jovens: dizem que o PT acabou, vamos fazer uma pequena surpresa

Lula a jovens: dizem que o PT acabou, vamos fazer uma pequena surpresa

Lula: “Nós temos autoridade moral e política para convidar a juventude brasileira para um bom debate. Temos que lembrar o que nós fizemos e pensar o futuro”.Saudado pelos mais de 600 jovens reunidos na abertura oficial do 3º Congresso da Juventude do PT (3º ConJPT), nesta sexta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou um importante recado para a plateia em polvorosa. “Levantem a cabeça, não de arrogância, mas de quem sabe o que quer, que não vai permitir que destruam o nosso governo e o nosso partido. São vocês que vão assumir a construção desse partido e do País”, exortou.

Lula estimulou os jovens petistas apresentem propostas para o futuro do País, em especial, para a educação e emprego. “Temos que sair desse congresso propondo alguma coisa mais forte de interesse da juventude desse País. O congresso precisa dizer qual a proposta da juventude do PT para a educação do Brasil. O que esse congresso vai aprovar como proposta ao governo sobre emprego para a juventude”, disse.

O 3° Congresso da Juventude Nacional do PT levou o nome de Zé Eduardo Dutra, em homenagem ao ex-presidente da Petrobras, que faleceu este ano.  O Congresso reúne jovens de todo Brasil em Brasília, e vai até domingo (23), data em que acontecerá a eleição da nova diretoria da JPT.

Papel da juventude

O ex-presidente lembrou o papel que, historicamente, cabe à juventude, que “sempre se apresentou para dar os primeiros passos” diante dos grandes desafios e nas grandes transformações. Ele enfatizou o papel que a juventude petista tem a desempenhar na mobilização geral da juventude em torno da construção de um projeto de País. “Nós temos autoridade moral e política para convidar a juventude brasileira para um bom debate. Temos que lembrar o que nós fizemos e pensar o futuro”.

Lula ressaltou, ainda que “a ideia de que a juventude não gosta de política é apenas uma ideia de quem não gosta de política e quer desmotivar os jovens”.

Os ataques ao PT e o movimento de desconstrução do partido, empreendidos por setores conservadores, não devem desanimar os jovens petistas, conclamou Lula, pois a PT tem um patrimônio e um legado que não será destruído tão facilmente e é o mais importante partido de esquerda da América Latina. “Nós conseguimos, pela primeira vez na história desse País, criar um partido de esquerda que estabeleceu uma convivência democrática na adversidade, sem pedir para ninguém abrir mão das suas convicções. Nunca um partido fez o que o PT fez”.

Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), Lula afirmou que não adianta achar que a presidenta Dilma sozinha vai implementar. “A engrenagem deste plano é o povo brasileiro que quer uma educação de qualidade”.

Ao falar sobre a próxima eleição presidencial em 2018, o ex-presidente, ressaltou que é “importante lembrar que não tem 2018, se não tiver 2016. Temos que construir 2016”. Lula disse ainda que “andam dizendo que o PT acabou” é convidou: “vamos fazer uma pequena surpresa para eles”.

Ele lembrou as manifestações de 2013. “Não podemos achar que foi só por causa do passe livre. Se fosse assim a meninada de São Paulo estaria fazendo uma revolução, porque a polícia está massacrando eles”. E continuou: “Enquanto a gente está se matando para construir mais escolas, o governo de São Paulo está fechando”.

“Ainda tem muito a fazer, mas a gente tem que se perguntar o que era esse País antes de 2003. Como as mulheres eram vistas na política, quantos negros e negras frequentavam a universidade, quantas pessoas já tinham conversado com os quilombolas, dado atenção ao que a juventude tem a falar”, questionou Lula.

“Nós fizemos mais do que já foi feito em qualquer outro momento da história desse País”, ressaltou.

O secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima fez questão de destacar que o 3º Congresso da Juventude “mobilizou mais de 25 mil jovens na base”. “Nós temos uma nova geração de jovens no Brasil, geração que vivenciou os governos Lula e da presidenta Dilma Rousseff, que vai sair desse congresso apresentando uma plataforma política para dentro do PT e para  sociedade”, afirmou.

Para ele, é essa geração que defende “o fim dos autos de resistência, que marcha ao lado das mulheres negras, que defende uma nova política de drogas, a desmilitarização das polícias, a taxação das grandes fortunas, combate à homofobia”.

Jefferson lembrou, ainda, o u 3º ConJPT faz uma homenagem ao ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra. “Quem conheceu, sabe o que ele representou para a JPT. Por isso vamos juntos construir um grande Congresso e fortalecer o nosso Partido dos Trabalhadores”, finalizou.

A recém eleita secretária Estadual de Juventude do PT de Pará, Michele Borcem, falou do orgulho de ser a primeira mulher negra e agricultora familiar a ocupar a cadeira da juventude do seu estado.

“O PT não está acabado, como a mídia fala, e a prova disso é a juventude petista que está aqui hoje. Temos um papel importante na defesa do nosso partido e do nosso governo. Um governo de sonho que foi conquistado com as nossas lutas”, ressaltou.

“Abrimos o 3º Congresso numa data simbólica, no dia da consciência negra. E lembramos essa chaga social e racista que envergonha nosso País, que é o extermínio de jovens negros e negras”, enfatizou o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

O presidente do PT também lembrou que o 3ºConJPT inicia com uma boa notícia: “a JPT tomou a iniciativa de recolher roupas e alimentos para doar aos atingidos pela tragédia de Mariana, um atentado ao meio ambiente e às populações de dos estados”.

Depois da abertura do 3º ConJPT, Lula seguiu para Salvador (BA), onde participou da 15ª edição da Caminhada da Liberdade, para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra. O ex-presidente foi o homenageado pela marcha este ano. A marcha é promovida pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia.

Com informações do Instituto Lula e PT Nacional

To top