Celso Amorim

Lula: líder do povo e homem de Estado

Durante todos esses momentos, jamais presenciei, da parte do Presidente Lula, gesto ou palavra que não fosse indicativa de sua absoluta integridade moral e dedicação aos objetivos maiores do povo brasileiro
Lula: líder do povo e homem de Estado

Foto: Carta Capital

Esse é o primeiro artigo da série Em Defesa de Lula, publicado pelo site do Partidos dos Trabalhadores. Não por acaso, é escrito pelo companheiro Celso Amorim em 7 de setembro. A cada dia até o 13 de setembro publicaremos artigo sobre Lula e a construção de um Brasil soberano e democrático.

Lula: líder do povo e homem de Estado

Foi com enorme honra que recebi, em dezembro de 2002, o convite do Presidente Lula para ser seu Ministro das Relações Exteriores. Diplomata de carreira, eu fora chanceler de Itamar Franco e havia representado o Brasil, em diversos governos, perante às Nações Unidas, em Nova Iorque, à Organização Mundial do Comércio e outras organizações internacionais em Genebra. Quando recebi o convite, era Embaixador do Brasil junto ao governo britânico.

A opção do presidente recém-eleito por um funcionário de carreira já denotava sua visão sobre como deveria ser conduzida a política externa em seu governo, já que não faltavam, nos próprios quadros do Partido dos Trabalhadores, pessoas com qualificações e com amplo conhecimento e experiência na realidade internacional. Mais do que qualquer outra coisa – uma vez que jamais tivéramos contato direto – , o Presidente Lula quis significar, com essa opção, que a política externa do Brasil, sem deixar de ser sensível aos anseios populares que o levaram ao poder, seria, sobretudo, uma política de Estado.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA.

 

To top