Belo Horizonte

Lula participa do lançamento do Memorial da Democracia

Lançamento de museu acontece nesta segunda-feira (10). Memorial conta a luta pela democracia no Brasil
Lula participa do lançamento do Memorial da Democracia

São Paulo 01/09/2015 - Lançamento do portal Memorial da Democracia promovido pelo Instituto Lula no Sindicato dos Metalurgicos do ABC. Foto Paulo Pinto/Agencia PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira (10), em Belo Horizonte, do lançamento do museu digital “Memorial da Democracia“. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Lula, em parceria com ao projeto República Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Acompanhado do governador de Minas Gerais,Fernando Pimentel, Lula fará o lançamento no Palácio das Artes, às 19h30. O museu digital possui mais de 900 episódios distribuídos em 72 anos de história.

Com vídeos, fotos, fac símiles, notícias, discursos e acervo de época, o museu digital é totalmente interativo e conta a história de brasileiros que lutaram pela democracia. Nos conteúdos disponibilizados no site, o internauta tem a oportunidade de compreender não apenas o cenário político social dos períodos disponibilizados, mas também tem acesso à cultura, com playlists de músicas da época, por exemplo.

O museu conta a história da democracia desde o período Brasil-Colônia. Agora, Lula vai lançar a segunda fase do projeto que trata do período de 1930, era Getúlio, a 1964 quando o Brasil mergulhou na ditadura militar. São mais de 330 episódios e 24 extras. Toda a navegação pode ser feita através de uma linha do tempo e dos extras.

Nessa segunda etapa,o memorial traz um completo acervo de 1930 a 1945, na era Vargas, quando o Brasil passa a ter, pela primeira vez, um projeto de país. Tirando o país das mãos das elites da república Café-com-leite. Já de 1945 a 1964, o memorial retrata o momento em que o Brasil começa a construir uma democracia de massas e sonha sair do subdesenvolvimento com as reformas.

A linha do tempo traz cartões em ordem cronológica com os principais eventos, sendo complementada pelos extras.

Todo o conteúdo foi elaborado por historiadores, jornalistas, pesquisadores. A partir desse ano, o “Memorial da Democracia” vai ganhar o guia do educador, também formulado pelo Projeto República. Trata-se de um material que vai guiar professores que desejam utilizar o conteúdo interativa em sala de aula.

O conteúdo do “Memorial da Democracia” também pode ser encontrado nas redes sociais.

To top