Lula Pelo Brasil

Lula pelo Brasil: caravana do Nordeste já tem roteiro definido

O projeto das novas caravanas, chamado “Lula pelo Brasil”, está sendo organizado pelo Partido dos Trabalhadores e Instituto Lula, com participação da Fundação Perseu Abramo
Lula pelo Brasil: caravana do Nordeste já tem roteiro definido

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Já está definido o roteiro da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos nove estados do Nordeste. A viagem é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do Brasil e começa na próxima semana (na quinta-feira, 17 de agosto). Lula vai percorrer cerca de 4 mil quilômetros, com atividades confirmadas em 25 cidades (veja no mapa abaixo), numa jornada de 19 dias.

Lula está voltando à estrada para retomar o debate sobre um projeto de desenvolvimento para o Brasil — desafio abandonado pelo governo Temer, empenhado em pagar a conta do golpe destruindo direitos e entregando o patrimônio nacional aos interesses do grande capital. Como sempre, o presidente quer ver de perto a realidade de cada região, ouvir os brasileiros e brasileiras que vivem essa realidade no dia a dia.

 

Olho no olho
O método olho no olho é o mesmo das caravanas dos anos 90, quando Lula inovou, indo para a estrada não para pedir votos durante uma campanha, mas buscando conhecer a fundo as demandas, necessidades e opiniões do povo de cada rincão.

Mas se o método é igual, o País que o ex-presidente vai encontrar já é muito diferente do que ele começou a palmilhar há 24 anos, em abril de 1993, na primeira Caravana da Cidadania. É que no meio dessa trajetória, o diálogo sem intermediários travado por Lula com seus compatriotas teve papel essencial na formulação de um projeto de desenvolvimento com inclusão social que mudou a cara do Brasil ao longo de 13 anos dos governos petistas.

O projeto das novas caravanas, chamado “Lula pelo Brasil”, está sendo organizado pelo Partido dos Trabalhadores e Instituto Lula, com participação da Fundação Perseu Abramo, que acaba de lançar o Programa Brasil em Movimento, iniciativa que visa elaborar uma estratégia para o futuro do país.

Roteiro
O roteiro de Lula vai contemplar todos os nove estados do Nordeste. Ao longo de todo o percurso, ele será acompanhado por lideranças políticas, sindicais e do movimento social. Já estão confirmadas as participações dos senadores José Pimentel (PT-CE), Regina Sousa (PT-PI), Paulo Rocha (PT-PA), Fátima Bezerra (PT-RN), Humberto Costa (PT-PE) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores.

Veja no mapa o roteiro da caravana Lula pelo Brasil

Na Bahia, ponto de partida da caravana, ele vai participar de atividades em Salvador, Cruz das Almas, São Francisco do Conde e Feira de Santana, entre 17 e 19 de agosto. Em Sergipe serão visitados cinco municípios (Estância, Lagarto, Itabaiana e Nossa Sra. da Glória e a capital, Aracaju), entre os dias 20 e 22 de agosto.

A etapa seguinte será em Alagoas, aonde Lula chegará de balsa, no dia 22, fazendo a travessia do Rio São Francisco e aportando na cidade histórica de Penedo, fundada no Século 16. A principal atividade da caravana em terras alagoanas será o ato público marcado para o dia 23 de agosto em Arapiraca, segunda maior cidade do estado (200 mil habitantes). Segundo o presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa, a manifestação vai mobilizar pessoas de pelo menos 50 municípios.

Também em Arapiraca, Lula recebe um dos quatro títulos de Doutor Honoris Causa que lhe serão conferidos ao longo da viagem, na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), que tem seu principal campus na cidade. Arapiraca e toda a região ganharam muito no campo da educação com os governos petistas, que promoveram a interiorização da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto Federal de Educação, recorda Ricardo Barbosa.

Lula se despede de Alagoas em uma série de compromissos na capital, Maceió, seguindo para Recife (PE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Currais Novos (RN) e Mossoró (RN). No dia 29 de agosto o ex-presidente chega ao Ceará, onde estão previstas atividades em Quixadá e Juazeiro do Norte. Na sequência ele passará por Granito (PE), Marcolândia (PI), Picos (PI), Teresina (PI) e Timon (MA), encerrando as atividade em São Luís (MA) no dia 5 de setembro.

Leia mais
Caravanas: Lula volta à estrada para levar e receber esperança

 

To top