Lula recebe a visita dos senadores Walter Pinheiro e Jorge Viana

No primeiro dia após receber a notícia de que conseguira vencer o câncer de laringe, que requereu cinco meses de tratamento e interrupção de suas atividades, o ex-presidente Lula recebeu, nesta quinta-feira (29/03), no Instituto Lula, a visita dos senadores Walter Pinheiro, líder da bancada do partido, e o senador Jorge Viana (PT-AC).

O encontro entre os três lideres já havia sido agendado antecipadamente, mas, por uma feliz coincidência, ocorreu no dia seguinte à divulgação dos resultados dos exames realizados no hospital Sírio-Libanês que indicaram a remissão completa do câncer.

As impressões colhidas pelos dois senadores do PT foram as melhores possíveis. “Ele está muito ativo, apesar das recomendações médicas de voltar pouco a pouco à plena atividade”, disse o senador Pinheiro. “É como se ele tivesse nascido de novo”, completou o senador Viana.

Ambos frisaram à reportagem do site da Liderança do PT no Senado que não conseguiram disfarçar a emoção ao ver Lula plenamente recuperado e agradecido “pela glória alcançada de ter vencido essa doença terrível”, como traduziu o senador Pinheiro, logo após o encontro que se estendeu por quase duas horas.

“Foi como visitar um irmão nosso, plenamente restabelecido, ansioso por retomar sua agenda e reiniciar suas caminhadas pelo Brasil e procurar sua reinserção depois da quarentena a que teve que se submeter, para sair vitorioso de uma luta pela própria vida”, ilustrou o senador baiano, ressaltando o bom humor de Lula ao citar que, em breve, pretende fazer uma visita ao “galego Wagner”, referindo-se ao governador da Bahia, Jaques Wagner. Na retomada da agenda, antecipou ainda o senador, Lula pretende visitar Brasília, para um encontro com as bancadas do PT e da Base de Apoio ao Governo na Câmara e no Senado.

“Falamos até de futebol, mas muito pouco de política – até para não botar mais pilha nele, antes da hora”, brincou Walter Pinheiro. “Ele está muito mais forte do que sua aparência indica”, acrescentou o líder do PT no Senado. “Parece muito com alguém que está começando agora, mas com muito mais fé em Deus. Lula comprovou que, com vigor espiritual, toda graça pode ser alcançada”.

A disposição de Lula surpreendeu a ambos até o final do encontro, quando a assessoria do ex-presidente deu sinais de que ele deveria ser poupado, e que seu retorno deve ser paulatino. “Quando chegou a hora de nos despedirmos, ele mesmo disse: ‘rapaz, eu ficaria aqui o dia todo conversando com vocês’”, disse Pinheiro.

Com o senador Jorge Viana, Lula assumiu o compromisso de visitar o Acre. “Ele me disse que quer ver as pontes estaiadas que nós erguemos quando fui governador do estado, e até combinamos uma pescaria. Ele sabe que eu gosto muito de pescar, mas ele ainda é uma promessa de pescador”.

A disposição do ex-presidente, pontuou Viana, “alimenta a alma da gente”. “Para mim foi extraordinário. Foi um presente que eu recebi poder estar com ele, logo no dia seguinte em que ele recebeu a notícia de que venceu o câncer”.

O sentimento comum de ambos é o agradecimento demonstrado por Lula a todos que torceram pelo seu restabelecimento. “Ele está recebendo telefonemas de todas as partes do mundo, dando-lhe parabéns pela vitória”, disse ainda Viana, lembrando que, durante o encontro, Lula recebeu um telefonema do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, comemorando o êxito do tratamento médico.

“Senti que ele está muito agradecido pela solidariedade que recebeu durante o difícil período em que passou. Isso o sensibilizou muito, e posso dizer que seu ânimo com a vida renovou as minhas energias”, completou o senador Jorge Viana.

Leia mais:

Instituto Cidadania confirma que Lula está curado do câncer

Veja o vídeo do ex-presidente Lula
{youtube}3ynAjwlsWZ0{/youtube} 

To top