Maior programa de saúde bucal do mundo beneficia 80 milhões. Você sabia?

Maior programa de saúde bucal do mundo beneficia 80 milhões. Você sabia?

O programa Brasil Sorridente, que investiu R$ 7 bilhões em dez anos de existência, reformulou completamente a Atenção Básica em saúde bucal

Para quem não podia pagar pelos serviços de um dentista particular, o único arremedo de política de saúde bucal do país era o uso indiscriminado do boticão, o sombrio alicate usado para arrancar dentes.

Em 2004, quando o Brasil Sorridente foi criado, 20% da população já tinha perdido todos os dentes. O resultado foi a criação de um estigma: o sorriso desdentado como símbolo da miséria, da falta de cuidados e da ausência do Poder Público. Dez anos depois, 80 milhões de brasileiros têm um bom motivo para sorrir.

O programa Brasil Sorridente, que investiu R$ 7 bilhões em dez anos de existência, reformulou completamente a Atenção Básica em saúde bucal e, em junho de 2014, contava com 23.100 equipes de odontologia trabalhando na Estratégia Saúde da Família de 4.952 municípios, onde vivem 80 milhões de pessoas.

Para os casos mais complexos ou para restaurar o sorriso dos milhões de brasileiros que tiveram seus dentes arrancados – principalmente os mais idosos – foram criados 1.013 Centros de Especialidades Odontológicas. Além disso, desde 2010, 1.650 laboratórios estão fazendo algo inédito na história da saúde pública no país: produziram mais de 4 milhões de próteses dentárias. Elas foram entregues gratuitamente a pessoas que tiveram suas bocas mutiladas no passado.

Graças ao programa, o Brasil hoje faz parte do grupo de países com baixa incidência de cárie dentária, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E mais: com as ações de prevenção, tratamento básico, atendimentos especializados, cirurgias, tratamentos de canal e reabilitação em saúde bucal do Brasil Sorridente, cerca de 400 mil dentes a menos foram extraídos por ano!

Com informações do Instituto Lula

 

Para saber mais, acesse: http://www.brasildamudanca.com.br/saude/atencao-basica

To top