Marta: Governos do PT promovem estado de bem estar social

Para a senadora, este cenário deve-se "ao forte aumento do gasto social no Brasil, que passou de 11,51% do PIB em 1997 para 15,8% do PIB em 2009.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (1º/03), os bons resultados das políticas sociais implementadas pelo Governo Federal na última década no país.

Em sua avaliação, “o forte aumento do gasto social no Brasil, que passou de 11,51% do Produto Interno Bruto (PIB) em 1997 para 15,8% do PIB em 2009, está viabilizando a construção no país de um estado de bem estar social que tem provocado a redução da pobreza e das desigualdades sociais.

“Estamos construindo um estado de bem estar social que não só tem efeitos importantes em termos de inclusão e redução da pobreza, mas também econômicos, pois estamos construindo um mercado interno de consumo importante e que tem feito a diferença no enfrentamento da crise financeira internacional. Os resultados em termos de redução de desigualdade de renda e de pobreza são claros”, disse.

Marta Suplicy afirmou que o modelo de política publica social bem focada adotado no Brasil a partir do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, produziu resultados mais consistentes mesmo que os obtidos pela aplicação de instrumentos macroeconômicos em países desenvolvidos, como por exemplo, o que se deu na Europa após a adoção do euro como moeda única.

“Hoje vemos [na Europa] taxas de desemprego que atingem até 20% da força de trabalho, países endividados e incapazes de cumprir seus compromissos, e uma realidade econômica que talvez exija dos cidadãos europeus um sacrifício que não tenho certeza se serão capazes de suportar”, disse.

Marta Suplicy também mencionou os Estados Unidos, onde, conforme afirmou, os princípios da política do american way of life não conseguiram impedir a concentração da renda e o empobrecimento da população.

 Agência Senado

Leia a íntegra do discurso da senadora Marta Suplicy


To top