Marta lembra aumento do número de casos de AIDS entre jovens

O aumento do número de casos de contaminação pelo vírus HIV entre jovens preocupa a senadora Marta Suplicy (PT-SP). Em discurso durante a sessão do Senado dessa quinta-feira (27/10) Marta chamou a atenção para as últimas estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde que demonstram que a faixa etária em que a Aids é mais incidente, em ambos os sexos, é a de 20 a 59 anos de idade.

“Chama atenção a análise da razão de sexos em jovens de 13 a 19 anos, onde os dados apontam que, embora eles tenham conhecimento bastante amplo sobre a prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, há tendência de crescimento do HIV “alertou a senadora.

Para Marta, a melhor forma de evitar a contaminação é assegurar o acesso à informação. “A informação, na questão da sexualidade, não é suficiente”. lembrou. E resumiu: “Você tem que ensinar a dizer não, principalmente. Isso tem que ser trabalhado de outra forma em sala de aula. Não é só saber como engravida, como engravida, como pega Aids, a maioria das pessoas sabem”

“A informação precisa ser dada, mas é preciso ter um trabalho em sala da aula para que se aprenda a fazer a negociação em relação à sexualidade na juventude, negociação que pode ir do não até um sexo seguro. E isso não é feito. Então nós estamos agora com uma dificuldade que nós poderíamos estar, nós estávamos retrocedendo e agora nós estamos tendo que lidar com algo bastante sério e que está contaminando a nossa juventude”, destacou.

Conforma a íntegra do discurso da senadora

To top