Marta: mobilidade urbana exige planejamento

A necessidade de investimentos e planejamento para melhoria da mobilidade urbana nas capitais brasileiras, principalmente em São Paulo, foi defendida pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (08/11). A senadora lamentou os resultados do “Estudo Mobilize 2011”, realizado pela equipe de jornalistas das entidades Mobilize Brasil e Portal 2014, que classificou a capital paulista com a pior nota do país – dois, numa escala de zero a dez. Para ela, esse é um “assunto de extrema importância, que precisa de mais atenção das autoridades”.

A senadora de São Paulo destacou que, às vésperas de sediar dois grandes eventos (a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016) o Brasil padece com problemas de mobilidade urbana. O caos no transporte público ficou ainda mais evidente, na avaliação da senadora, com o aumento do número de pessoas empregadas no país, que passaram a sair de casa no horário de pico.

São Paulo, segundo o estudo, é uma das capitais em que carros e motos são privilegiados em detrimento ao transporte público. Trens e metrôs têm taxa de ocupação de nove pessoas por metro quadrado. Marta Suplicy acrescentou ainda que os ônibus são sujos, atrasam e vivem lotados. E ainda oferecem constrangimentos às mulheres, que são assediadas nas viagens.

“Planejamento de políticas públicas e investimentos no transporte são pontos chaves para melhorar e racionalizar o tempo das pessoas. Mas é preciso ter coragem para tomar decisões, que inicialmente possam desagradar a própria população, e às vezes até passar por enfrentamentos, enfrentando máfias realmente. Não podemos mais é cruzar os braços diante do que estamos vendo” – afirmou a senadora, registrando que é inaceitável que a capital paulista, com o terceiro maior orçamento entre capitais do país, tenha avaliação tão baixa neste quesito.

Marta Suplicy usou os ônibus de Paris, na França, como exemplo de sistema que funciona. Os ônibus da capital francesa chegam nas paradas exatamente no horário divulgado aos passageiros. Para a senadora, sistema semelhante poderia ser implantado em São Paulo ou em qualquer outra cidade do país, se houver planejamento e investimento corretos. E a combinação de pontualidade, limpeza, conforto e preço honesto fazem os passageiros deixarem os carros em casa para usufruírem do transporte público. 

Investimentos federais

A senadora registrou ainda os investimentos anunciados pelo governo federal deR$ 30 bilhões em obras de mobilidade urbana no país, com metrô, corredores exclusivos de ônibus e veículo leve sobre trilhos. “Está certo este investimento. Isso possibilita uma maior agilidade e aumento no numero de usuários do transporte público. É isso que a população espera”, afirmou.

Agência Senado

Conheça o estudo Mobilize 2011

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