Marta participa do lançamento do “Mulher 360”

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) participa, nesta quinta-feira (10),  em São Paulo, do lançamento do Movimento Mulher 360. A proposta do movimento, que já congrega diversas empresas, é, cada vez mais, trabalhar de forma estruturada e abrangente para promover o equilíbrio de gênero em seus quadros internos, criando políticas corporativas de equidade; ampliando a participação das mulheres na tomada de decisão em todos os níveis hierárquicos e incluindo nesse esforço a mulher negra; garantindo remuneração igual para homens e mulheres que desempenhem a mesma função; apoiando os funcionários no cuidado com filhos e dependentes.

Serão estimuladas ações voltadas para a ampliação da participação feminina em toda a cadeia produtiva das empresas que aderirem ao movimento. Com isso, o Movimento Mulher 360 também visa incentivar as empresas participantes a promover o empoderamento das mulheres e valorizar sua atuação como agentes de transformação na sociedade.

O Movimento também buscará trabalhar a qualificação da imagem da mulher na sociedade, incentivando as empresas a incorporar em sua comunicação e em campanhas educativas mensagens de valorização da mulher em seus diversos papéis, ressaltando assim seu papel transformador.

Em 2009, as mulheres representavam 43,9% da força ativa no país, índice próximo ao de países como Estados Unidos (46,7%) e Itália (41,1%). Atualmente cerca de 60% das brasileiras com mais de 16 anos estão no mercado de trabalho. A proporção de mulheres trabalhadoras com mais de 11 anos de escolaridade no Brasil é de 30%. A dos homens, 20%. Nas universidades brasileiras, mais da metade dos alunos são mulheres.

Contudo, mesmo nas áreas em que já conseguiram ampliar seu espaço, as mulheres ainda sofrem dificuldades e restrições que muitas vezes só encontram resposta em aspectos culturais. Nas empresas, por exemplo, a remuneração das mulheres em todo o mundo é, em média, 25% inferior à dos homens. A situação das mulheres negras no mercado de trabalho também é reveladora – mesmo no Brasil, onde elas representam 59% da força de trabalho feminina. A pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil, realizada pelo Instituto Ethos, mostra que a participação de mulheres negras diminui na medida em que se avança na hierarquia corporativa. Em 2010, elas representavam 2,1% da gerência e 0,5% do quadro executivo das empresas analisadas.

Além de inaceitável do ponto de vista dos direitos humanos, a exclusão feminina afeta o desenvolvimento das economias e dos países.

Marta profere palestra às 12h. O evento acontece no Clube Sírio Libanês, Avenida Indianópolis, 1.192.

Assessoria de Imprensa da Senadora Marta Suplicy, com informações Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico das Mulheres.

To top