MDS apresenta programas e ações de superação da pobreza

“O Brasil é conhecido no mundo todo pelas suas políticas de combate à fome”, diz Emilienne Raoul, ministra do Congo.

 

No primeiro dia do V Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento, que está sendo realizado em Brasília, participaram da abertura do evento ministros e técnicos do Congo, da Nigéria, do Haiti, da África do Sul, Itália e de Bangladesh.  “O Brasil é conhecido no mundo todo pelas suas políticas de combate à fome”, destacou a ministra de Assuntos Sociais, Ações Humanitárias e de Solidariedade da República do Congo, Emilienne Raoul.

Segundo ela, o seminário é importante para entender como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS) se articula com outros ministérios e parceiros na elaboração e execução dos programas. “É interessante conhecer a estrutura das políticas desenvolvidas no Brasil e a complementação, feita com visita de campo, para ver como isso se concretiza.”

O evento foi aberto pela secretária adjunta de Avaliação e Gestão do MDS, Paula Montagner. “Durante o seminário, vamos trabalhar questões ligadas à merenda escolar, compra de alimentos agrícolas, ao Bolsa Família e outras ações coordenadas pelo MDS no Plano Brasil Sem Miséria.”

O V Seminário Internacional, que acontece até quinta-feira (11), contará com apresentações, debates, além de visitas de campo, no Distrito Federal, para que os representantes dos países visitantes vejam in loco as experiências brasileiras. A programação inclui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Brazlândia, e visitas ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ao Restaurante Comunitário de Riacho Fundo.

A mesa de abertura contou ainda com a presença de João Tabajara, consultor da Agência Brasileira de Cooperação; Rafael Torino, diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; e Daniel Balaban, representando o Centro de Excelência de Combate à Fome, do Programa Mundial de Alimentos. O evento também conta com a presença de representantes da Unicef no Brasil e do International Policy Centre for Inclusive Growth, centro de pesquisa da Organização das Nações Unidas em parceria com o Brasil.

Leia mais:
Política social brasileira é tema de evento internacional do MDS

To top