Medida do BC pode contribuir para reduzir custo do crédito

A partir de dois de abril, todas as operações de crédito acima de R$ 1 mil terão que ser informadas à Central de Risco de Crédito do Banco Central. A medida, anunciada pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, deverá contribuir para a redução do spread bancário, já que vem na direção de reforçar os controles sobre o sistema. Atualmente, a notificação é obrigatória para empréstimos com valores acima dos R$ 5 mil.

Tombini afirmou que a redução do custo do crédito é uma preocupação da presidenta Dilma Rousseff. “Essa agenda já existe no governo e, nos últimos 10 anos, já tivemos uma redução significativa dos spreads”.

O presidente do BC participou, na última terça-feira, de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Questionado pelos senadores sobre o alto custo do crédito no Brasil, ele destacou que a redução do valor dos empréstimos com notificação compulsória ao BC soma-se a outras medidas, como a criação do Cadastro Positivo, que também contribui para reduzir o risco nas operações de crédito.

Ele lembrou, também, que a ascensão de mais de 40 milhões de pessoas à classe média contribui para a inclusão bancária e para a expansão do mercado do crédito, reduzindo o custo das operações. “No Brasil, o crédito aumento de 25% para 50% do Produto interno Bruto”, lembrou.

O spread bancário é o valor cobrado pelas instituições financeiras, além dos juros, na realização de empréstimos, para cobrir os riscos da operação (taxa de inadimplência), despesas administrativas e outros custos.

Cyntia Campos

 

Leia também:

Tombini garante que economia vai crescer mais no segundo semestre

To top