Medidas aquecem economia e promovem interiorização do desenvolvimento

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), acompanhou nesta quarta-feira (27/06), o anúncio do PAC Equipamentos, dentro do Programa de Compras Governamentais. Na ocasião, prefeitos de diversas regiões do país assinaram termos de compromisso para a construção de quadras esportivas, aquisição de mobiliário e ônibus escolar, em solenidade no Palácio do Planalto.

Segundo Pinheiro, a meta do Governo Federal é construir, até 2014, 6.116 novas quadras escolares cobertas, além de 4 mil coberturas para quadras já existentes, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Para 2012, o investimento previsto por parte do Governo Federal é de cerca de R$ 381 milhões, garantindo a construção de 877 coberturas e 421 novas quadras escolares. Na solenidade, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância de lançar mão do instrumento de poder de compra para aquecer a economia, mesmo em momentos de crise mundial. “Tivemos um processo de crescimento que expandiu o mercado interno e dá grande densidade à capacidade do país de responder à crise”, lembrou.

O senador baiano destacou a importância das ações do Governo na promoção da interiorização do desenvolvimento regional, assim como o incremento da economia, com a injeção de recursos nas economias estaduais e municipais. “ São ações como as anunciadas hoje que ajudarão a renovar e ampliar a frota, com a aquisição de 8.570 novos ônibus escolares, e, além de beneficiar os alunos da educação no campo, também ajudarão a incrementar a economia nos municípios. ” As ações fazem parte dos programas Caminho da Escola, Educação no Campo (Pronacampo) e Viver sem Limite.

Outras ações, como a combinação de os investimentos com a ampliação do “Minha casa minha vida”, também foram destacadas por Pinheiro, como ferramentas que permitirão o crescimentos de setores importante como a da construção civil.

“Todas essas ações já dão resultados práticos e visíveis, como na Bahia, por exemplo, onde na semana passada pudemos perceber com o anuncio dos dados estatísticos a criação de mais de três mil novos pastos de trabalhos, a maioria criada no interior do Estado baiano”, lembrou.

Mais de 7 milhões de alunos da rede pública de ensino serão beneficiados com o recebimento de 3 milhões de conjuntos mobiliários escolares, com investimento de R$ 400 milhões para 2012 do Governo Federal.

Assessoria do senador Walter Pinheiro

To top