Ministério do Meio Ambiente quer dobrar número de consumidores conscientes

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) aproveita a comemoração o Dia do Consumidor, nesta quinta-feira (15/03), para lembrar sobre o direito de um meio ambiente equilibrado. Para isso, segundo pesquisa do Instituto Akatu Responsabilidade Social, é preciso dobrar o número de consumidores conscientes, dos atuais 5% da população brasileira, para 10% até 2014.

“A meta se torna mais ambiciosa diante do aumento, em milhões de pessoas, da classe consumidora no Brasil”, diz a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo.

O Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), construído junto com a sociedade, é um mapa que indica o caminho para atingir objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de ações de produção e consumo. Os temas prioritários do plano são: educação para o consumo sustentável, compras públicas sustentáveis, agenda ambiental na administração pública, aumento de reciclagem de resíduos sólidos, varejo sustentável e construções sustentáveis.

Segundo pesquisas do Instituto Data Popular, entre 70% e 80% das decisões de consumo no Brasil são tomadas por mulheres. Portanto, para alcançar o desenvolvimento sustentável é fundamental conquistar as mulheres. Atualmente, está sendo feita uma outra pesquisa para entender esse universo de novos consumidores brasileiros, intitulada “O que os brasileiros pensam sobre o desenvolvimento sustentável”.

“As mulheres hoje são maioria em diversos países. Somos 52% da população no Brasil. Os últimos censos mostram que, além de serem maioria, as mulheres formam a parcela mais escolarizada da população. Evidentemente, qualquer projeto de desenvolvimento de um país não pode abrir mão desse grupo”, diz Samyra Crespo, coordenadora da pesquisa.

Ministério do Meio Ambiente

To top