Movimentos sociais, estudantis e sindicais se organizam contra PEC 55

Movimentos sociais, estudantis e sindicais se organizam contra PEC 55

Foto: Lula MarquesNo dia 29 de novembro o Senado irá votar a Proposta de Emenda à Constituição PEC 55, aprovada na Câmara como PEC 241, que impõe um teto de gastos pelos próximos 20 anos. Na prática, a medida congela o orçamento de áreas chaves e irá gerar defasagem em relação ao PIB e ao crescimento populacional.

Centrais Sindicais, organizações estudantis e movimentos sociais já se organizam para ir até Brasília pressionar os parlamentares nesta data e na votação em segundo turno, que ocorre dia 13 de dezembro.

Para o secretário-geral da Central Unificada dos Trabalhadores ( CUT), Sérgio Nobre, quem representa a classe trabalhadora não pode se omitir de buscar frear mais um capítulo do retrocesso que os golpistas tentam impor à população.

Segundo Nobre, “a CUT enxerga o golpe que os trabalhadores estão sofrendo, o maior ataque aos direitos trabalhistas que já tivemos na história brasileira. Por isso, se alguém quiser defender o que está sendo feito, tem toda a liberdade, mas deve assumir o ônus disso”.

“Nós entendemos que esse é um governo ilegítimo, fruto do golpe, e que está tomando medidas negativas para o presente e futuro de todos os brasileiros”, apontou.

O dirigente disse também que a Central participará de atos unificados no próximo dia 25 onde há uma articulação regional envolvendo as centrais sindicais.

“Temos (as centrais sindicais) pensamentos diferentes, mas temos compromisso de fazermos atividades conjuntas onde há unidade. Temos unidade contra reforma da Previdência, em defesa da saúde, da educação, contra a PEC 55, contra e reforma trabalhista e na defesa do emprego”, falou.

Estudantes
Diretores da União Nacional dos Estudantes ( UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) presentes em uma reunião aberta na Universidade de Brasília nos últimos dias 14 e 15 de novembro com representantes de ocupações estudantis de todo o Brasil aprovaram uma resolução de Conjuntura que convoca todos para a luta nos próximos dias.

No dia 25 de novembro eles participarão das mobilizações nas capitais em conjunto com os trabalhadores e movimentos sociais e no dia 29, uma grande caravana de estudantes e entidades educacionais vão sair de diversos estados até a capital do país para pressionar os parlamentares.

Agência PT de Notícias

Leia mais:

Humberto, Lindbergh e Vanessa vão ao STF contra a “PEC da morte”

Pimentel debate impactos da PEC 55 em duas audiências públicas

 

To top