Resistência latina

Na Argentina, greve geral contra a política econômica de Macri

“El paro (greve) es contundente” sentenciou Héctor Daer, um dos dirigentes da CGT (Central Geral dos Trabalhadores) ao jornal Página 12
Na Argentina, greve geral contra a política econômica de Macri

Foto: Divulgação

A Argentina parou hoje pela primeira vez contra a política econômica do presidente neoliberal Mauricio Macri. As ruas de Buenos Aires, em especial, estão desertas, segundo informa a mídia independente local. De acordo com os blogs, a paralisação do transporte coletivo é total em todo o país. Logo pela manhã, os principais acessos à cidade de Buenos Aires estavam interrompidos. A resposta do governo foi reprimir os grevistas em diversos pontos da cidade de Buenos Aires.

Os dirigentes sindicais disseram que a greve é um alerta para o governo mudar o rumo da política econômica. “El paro (greve) es contundente” sentenciou Héctor Daer, um dos dirigentes da CGT (Central Geral dos Trabalhadores) ao jornal Página 12. Também de acordo com o jornal, em sua versão online, a greve registrou uma adesão massiva em todos o país. Com o fechamento dos aeroportos, todos os voos entre Brasil e Argentina foram cancelados.

Pela manhã, o secretário de Comunicação da CGT, Jorge Sola, disse que a greve se trata de “uma jornada de luta contra uma política econômica que não contempla os trabalhadores e está destruindo o poder aquisitivo da população”. Para ele, “o protesto tem como objetivo chamar a atenção para que o governo mude os rumos da economia no país”. Durante a tarde, os dirigentes do movimento sindical participam de entrevista coletiva para apresentar o balanço da paralisação.

To top