Na contramão da crise, agropecuária gera quase dez mil empregos em 2015

Na contramão da crise, agropecuária  gera quase dez mil empregos em 2015

Bom resultado se deve ao aumento da produção e da exportação de produtos agrícolasEnquanto vários outros setores da economia reduziram seus quadros de trabalhadores no ano passado, a agropecuária  demonstrou um fôlego impressionante. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que a agropecuária gerou 9.821 empregos em 2015. O saldo positivo é o resultado do aumento da produção e das exportações de produtos agrícolas.

 

No ano passado, o País aumentou em 7,7% a produção agropecuária na comparação com 2014, alcançando o recorde de 209,5 milhões de toneladas. Além disso,a participação do agronegócio na balança comercial brasileira foi recorde, respondendo por 46,2% de tudo o que foi vendido ao exterior.

 

De acordo com o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar, o bom desempenho da agropecuária em 2015 mostra que os produtores brasileiros mantêm forte confiança no setor e continuam investindo na produção de alimentos para abastecer o mercado doméstico e ampliar as exportações.

 

“Nos três primeiros trimestres de 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 2,1%. Tivemos uma supersafra e exportação recorde. Tudo isso se reverteu em emprego”, destacou Nassar.

 

Com informações do Portal Brasil e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

To top