Na mídia: Megacidades firmam meta de redução na emissão de gases

Até 2030, as emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa serão reduzidas em 1,3 bilhão de toneladas. Esta foi a meta firmada, nessa quarta-feira (19/06), pelos prefeitos das maiores cidades do mundo. De acordo com matéria veiculada pela Agência Brasil, no encontro anual dos mandatários (C40 – grupo criado com o objetivo de desenvolver ações locais sustentáveis por meio de troca de experiências, assistência técnica e parcerias), os gestores avaliaram que, em 20 anos, é possível enviar 48 milhões de toneladas de gases para a camada de Ozônio, estimativa que pode ser comparada a poluição causada pelo México e pelo Canadá em 2008.

A previsão é de que, se nada for feito, em 2030 essas cidades produzirão 2,3 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa. Em 2011, esse grupo de cidades respondeu por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) global, cerca de US$ 13 trilhões de dólares. Essas cidades também são as que mais poluem no planeta e detém 14% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Na publicação, o prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, afirmou que o compromisso do C40 não é apenas uma carta de intenções, mas sim um desafio assumido pelos municípios. “A cidade se sente obrigada a cumprir os desafios assumidos aqui. O Rio será guardião desse desafio”, disse.

Veja aqui a íntegra da matéria “Megacidades anunciam meta de reduzir em 1,3 bilhão de toneladas as emissões de gases de efeito estufa até 2030”, escrita pela jornalista Flávia Villela.

Leia mais:

Rio+20: transição para economia verde do Acre é destaque

Rio+20: texto destaca promoção da inclusão social e fortalecimento do Pnuma

To top